– Tecnologia: definir se o equipamento vai ser à combustão, elétrico ou à bateria, e essa é uma escolha importante! O modelo a combustão é ideal para quem utiliza em atividades ao ar livre, longe da rede elétrica e com liberdade nos movimentos – já que você pode abastecê-la em qualquer lugar, sem estar ligada a fios. A motosserra elétrica é perfeita para quem busca um modelo fácil de manusear e em um local com tomada próxima – são ótimas para o uso ocasional e jardinagem. Já os modelos a bateria são indicados para quem utiliza em ambientes fechados, pois são muito silenciosas e com grande liberdade de movimentos.
– O que você vai cortar: ao escolher a sua motosserra, é importante ter em mente que trabalhos você gostaria de realizar com ela. Quer uma motosserra para uso no jardim ou para cortar lenha? Para serrar troncos mais pesados ou madeira para ambientes internos?
– Conforto: é fundamental que sua motosserra seja confortável ao manusear. Procure por máquinas com uma boa relação entre peso e potência – ou seja, leve para trabalhar porém com a potência necessária para a atividade.
– Potência: consulte o vendedor sobre a potência necessária para as atividades que você quer realizar com a motosserra. Esse fator é muito importante tanto para o manuseio da máquina quanto para a sua segurança.
– Rede de assistência técnica próxima: ao escolher esta marca e modelo, certifique-se de quais locais existem assistência técnica, afinal são máquinas e precisam de manutenção constante.
– Peças de reposição: peças de reposição para marca e o modelo escolhido também podem se tornar uma dor de cabeça caso a máquina escolhida seja muito recente ou esteja fora de linha. Procure saber antes onde e como encontrar.
– Legislação: existem implicações legais para o uso de motosserras. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), comercializar motosserra ou utilizá-la em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente sujeita o indivíduo a detenção de três meses a um ano e multa. Assim, as atividades ligadas ao uso e operação de motosserras estão sujeitas à concessão e Licença para Porte e Uso, além de registro junto ao Cadastro de Atividades Potencialmente Poluidoras no IBAMA. A emissão da Licença para Porte e Uso de Motosserra é vinculada à existência prévia do registro válido no CTF (Cadastro Técnico Federal) (em breve falaremos sobre a questão legal relacionada a motosserras).
– Manuseio: o equipamento deve ser sempre manuseado por pessoa experiente, capacitada, por se tratar de uma ferramenta cortante e de alto grau de periculosidade (falaremos em breve sobre o assunto).
Dê uma lida na matéria sobre motosserra publicada!! Veja em Notícias no menu do site!
Leia também: