Novo episódio do podcast do Sebrae Minas discute sobre processos produtivos, qualificação tecnológica e gerencial dos empreendimentos do agronegócio
Empreendimento rural de sucesso!
Você, produtor, ainda pensa que para se ter lucros no seu negócio rural basta produzir “bem” algum produto? Sentimos lhe informar, mas você está totalmente equivocado.
É claro que produzir com qualidade e quantidade é um dos pilares para se alcançar o sucesso, mas há outras atividades que vão possibilitar transformar seu negócio rural em um negócio lucrativo e que traga satisfação profissional e pessoal.
Precificação, identificar os valores agregados ao valor do seu produto, atendimento ao cliente (pré e pós-vendas), o ato da venda em si e muitas outras ações são fundamentais para alcançar os resultados desejados.
Quer viver do seu negócio rural?
Semear, plantar, colher, pescar… Só isso não basta mais para se alcançar o sucesso. O produtor deve ter habilidades que vão além do dia a dia de “pé no chão” da propriedade.
Algumas características necessárias são conhecimento do mercado, percepção dos nichos em que seu produto pode ser valorizado, coragem/ousadia, resiliência, liderança, poder de decisão, ser capaz de tirar as ideias do papel e realizá-las… E muito mais!
É preciso deixar de ser um produtor rural, alçar voos maiores, subir de patamar e se tornar um EMPREENDEDOR RURAL. Saber lidar com os problemas inéditos apresentando soluções viáveis financeiramente e inovadoras ajudarão o empreendedor rural a superar obstáculos do cotidiano rural.
A primeira coisa a se ter em mente é que sua propriedade deve ser entendida como uma empresa! Uma empresa é uma unidade de produção com a finalidade de obtenção de renda/lucro!
Vamos falar de atendimento!
Você sabe o que seu cliente precisa? Conhece suas dúvidas? Seus medos? Suas ambições?
Identificar estes pontos e focar no atendimento dessas necessidades lhe ajudarão a obter melhores resultados.
Siga alguns passos que lhe ajudarão a fidelizar seus clientes.
Uma das bases do bom atendimento é esquecer os preconceitos e não formar impressões antecipadas e distorcidas dos clientes, atendendo bem a qualquer pessoa que demonstrar interesse em seus produtos.
Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Demonstre claramente que ele é importante para a empresa. Além disso, não deixe um cliente esperando! Para quem espera, um minuto é uma eternidade. Se tiver algo urgente para fazer, atenda o cliente, explique-lhe que precisa de alguns minutos para resolver o problema e deixe-o acomodado confortavelmente.
Um belo sorriso no rosto! O relacionamento com o cliente será bem mais tranquilo e, sempre que possível, chame-o pelo nome.
Gentileza gera gentileza. Faça com que todos os funcionários da sua empresa/propriedade ajam com cordialidade e que cumprimentem todos os visitantes alegremente. As pessoas gostam de ser reconhecidas e cumprimentadas.
Nunca fale além do necessário e priorize ouvir o que ele tem a dizer.
Nunca dê uma ordem ao cliente! No lugar de dizer “o senhor tem que assinar aqui”, use “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”. Parece besteira, mas faz uma grande diferença!
Priorize a verdade! É melhor assumir uma falha do que passar ao cliente a impressão de que informações foram escondidas.
Por fim, ouça atenciosamente as reclamações, queixas ou sugestões do cliente! Deixe claro e certo de que tudo será discutido internamente e que soluções serão apresentadas.
ATENÇÃO! Ao se deparar com um cliente “autoritário”, que se acha dono da verdade, use sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Não deixe a situação ir crescendo. Interrompa a discussão e ofereça um café ou uma visita pela propriedade… Mude de assunto e perceba se o cliente está se distraindo e mudando de humor. Só depois, volte ao processo de venda. Você verá como ele mudará sua postura.
Ouça o podcast “Como tornar pequenos negócios rurais mais competitivo” do Sebrae Minas
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