É fundamental a implementação de um programa correto de manejo da praga
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) foi desenvolvido com uma visão ampla, considerando o complexo de insetos fitófagos que poderia reduzir a produtividade do cultivo e, consequentemente, a lucratividade de quem produz.
Infelizmente, a utilização fiel do MIP ao longo do tempo foi sendo reduzida.
A lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda, é a principal praga do milho no Brasil e, apesar da existência de vários produtos comerciais e de sementes de plantas geneticamente modificadas (milho Bt), continua reduzindo a produtividade da lavoura, aumentando o custo de produção e diminuindo a lucratividade do agricultor.
Tal fato sugere que esta praga é capaz de se tornar resistente às tecnologias utilizadas (baseadas em produtos químicos ou outras) ou pelo uso equivocado destas mesmas tecnologias.
Portanto, é fundamental a implementação de um programa correto de manejo da praga que irá propiciar ganhos tanto para o agricultor como para o consumidor.
A publicação A lagarta-do-cartucho na cultura do milho está disponível no site da Embrapa, assim como outras publicações como o Folheto explicativo sobre o assunto.
Fonte: Embrapa Milho e Sorgo – Sandra Brito (MG 06230 JP)
Leia também: