Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Cavalgada noturna com lua cheia ao fundo
Cavalgar no escuro ajuda na criação de uma confiança maior entre cavaleiro e montaria
 
As cavalgadas noturnas podem ser planejadas ou podem ser resultado de uma cavalgada mal planejada, se estendendo noite a dentro, graças ao erro de cálculo do tempo necessário ou por alguma situação inesperada, fazendo com que seus participantes sejam obrigados a enfrentar uma condição que não estava nos planos. Uma aventura imprevista como esta também pode terminar bem e resultar em uma experiência inesquecível, mas é preciso estar “preparado”.

Como evitar problemas nesta situação?

Como transformar um “problema” em uma experiência tranquila e inesquecível? A primeira informação que pode nos deixar mais tranquilos é a de que os cavalos ficam mais relaxados do que nós! Isto porque eles enxergam muito bem com pouca luz.

Além disso, os cavalos têm três vezes mais receptores do que os humanos, então mesmo um estímulo de luz fraco é melhor percebido pelos animais e o contraste entre a luz e a escuridão é aumentado.

Dica 1 – Apesar de saber que os cavalos enxergam bem no escuro, acostume-os a esta situação aos poucos. Familiarize seu cavalo com situações diferentes, como por exemplo, faróis de carros vindo em sua direção. 

Dica 2 – Os cavalos percebem o estado de espírito do cavaleiro. É recomendável que você esteja seguro e tranquilo para não deixar seu cavalo tenso ou com medo.

Dica 3 – O uso de colete refletivo é “obrigatório” em seus passeios noturnos, mesmo que você esteja fora de uma estrada.

Dica 4 – Carregue sempre uma lanterna, mas fique atento: a luz pode assustar seu cavalo. Se você precisar usar sua lanterna, aponte-a para o chão. Use a luz com moderação, somente em casos mais críticos.

Dica 5 – Conheça a área em que você traçou o caminho original. Sempre, percorra a trilha durante o dia primeiro para que você e seu cavalo se familiarizarem com o ambiente. 

Dica 6 – CUIDADO!!!! A vida selvagem é mais ativa à noite. Qualquer pequeno animal que se mover por perto pode parecer algo muito maior e assustar a sua montaria.

Dica 7 – Paciência. Uma nova experiência exige tempo para se acostumar! Mas essa experiência vale muito a pena!
 
Cavalgar no escuro ajuda na criação de uma confiança maior entre cavaleiro e montaria. Constrói um vínculo mais forte. E tornará cada vez mais fácil enfrentar novos desafios.

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *