Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoEsportes RuraisGestão, Mercado e EconomiaTurismo e Lazer

Emergência equina – primeiros socorros

Cavalo na cocheira com sua dona
A eficiente assistência médica a cavalos em casos de emergência é muito importante para se evitar danos maiores
 
Separamos algumas dicas de primeiros socorros para você estar preparado para este tipo de situação. 

Kit de primeiros socorros. Vamos começar pelo começo! Investir em um kit de qualidade e com materiais e medicamentos diversificados é fundamental. Mantenha o kit sempre à mão e coloque uma anotação dentro do kit com os números de emergência do seu veterinário.

Seja rápido! Assim que a lesão for descoberta, aja o mais rápido possível para evitar que a condição piore. ATENÇÃO! Ligue para o médico veterinário e siga as orientações dadas.

Avaliação do problema. Identifique o tipo e a localização da ferida e tente descobrir o que a causou. Mesmo as feridas com aparência mais inofensiva podem ser fatais (uma bainha de articulação ou tendão tiver sido penetrado)…
 
NOVAMENTE: ligue para o seu veterinário! Relate a situação com os maiores detalhes possíveis! Siga as indicações do veterinário à risca. 

Sangramento. Caso se depare com um sangramento, pressione a região e (MAIS UMA VEZ!) chame o veterinário. Trate as feridas de acordo com as recomendações passadas. É preciso, antes de tudo, interromper o sangramento, para depois limpar e desinfetar a ferida.

Uso de ataduras. Devem ser aplicadas sobre o ferimento, com uma pressão uniforme. Fique atento para não apertar demais. Isto pode causar mais danos! Outra dica importante: não deixe formar rugas no curativo.

Medindo o pulso do animal. Normalmente, a pulsação em repouso de um cavalo é de 30 a 40 batimentos cardíacos por minuto. Com exercícios ou qualquer tipo de excitação, estes valores sobem. Esta elevação também pode ocorrer devido a dor ou febre.

A medição deve ser feita por intermédio do contato com a artéria facial que passa sob a mandíbula inferior. Localizada a artéria, aplique uma leve pressão com a ponta de dois ou três dedos. Tente sentir quantas pulsações são realizadas durante 15 segundos. Multiplique por 4 e terá o valor das pulsações por minuto! 
Medindo a pulsação pela artéria facial e o pulso digital
Pulso digital: Identificar o pulso digital normal do seu cavalo ajudará a identificar sinais de dor ou inflamação no pé, incluindo laminite. Ou seja, um pulso mais forte e mais facilmente sentido pode indicar um problema.

Antes de mais nada, passe os dedos suavemente pela parte traseira da quartela, a meio caminho entre o cadeado e a faixa coronária. Aplique leve pressão até sentir um pequeno sulco acima da lâmpada do calcanhar. Sinta delicadamente um pulso leve, mas não pressione demais, ou você irá parar o vaso sanguíneo.

Temperatura. A temperatura normal de um cavalo é de 37,5°C – 38,5°C. ATENÇÃO! Cuidado ao verificar a temperatura dos cavalos com um termômetro retal, pois isso pode ser perigoso.

Frequência respiratória. Em repouso, a frequência deve estar entre  8 a 15 respirações por minuto. Este valor aumenta com o exercício e a excitação. Para checar, fique ao lado do seu cavalo e observe a caixa torácica subir e descer ou observe as narinas dele a cada respiração.

Sinais de cólica. A dor abdominal pode indicar um problema no intestino ou em outros órgãos do abdômen. A detecção precoce de cólicas aumentará as chances de uma boa recuperação. A cólica deve sempre ser tratada como uma emergência. 
Cavalo com sinais de cólica

A última dica possibilita que você reconheça sinais estranhos do seu animal. Requer tempo, dedicação e cuidado. Conheça o seu cavalo! Se você reconhece o estado normal do seu cavalo com facilidade, será capaz de identificar qualquer comportamento anormal, como não comer direito, deitar excessivamente, não se mover ou não interagir normalmente… Ao detectar qualquer comportamento anormal, ligue o sinal de alerta. Investigue. Já faça contato com o veterinário para obter conselhos.

É isso! A saúde do seu cavalo depende de você!

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *