Localização. Procure um ponto alto do terreno. Isso contribuirá para o ideal escoamento das águas. Trabalhe em conjunto com a natureza e não contra ela. É possível construir uma pista em áreas mais baixas do terreno, mas você terá que desembolsar maior quantidade de dinheiro para isso e terá que lidar com problemas constantes de “encharcamento”… A escolha é sua.
Drenagem. Como já adiantamos no item anterior, é preciso garantir que o sistema de escoamento de águas pluviais irá aguentar. Recomenda-se, no MÍNIMO (dependendo do tamanho da área da pista), ter pelo menos um dreno na área interna. Já no entorno da pista, é importante ter drenos perimetrais ao redor de toda a área. Se o solo for argiloso, você precisará instalar drenos transversais adicionais e aumentar o diâmetro dos drenos externos para garantir um sistema adequado.
Preze pela qualidade. Construir uma pista é complicado. Depende das particularidades do terreno e da qualidade dos materiais utilizados. O ideal é procurar um especialista em montagem de pistas e um fornecedor confiável que te ofereça garantia. Se você não quer contratar alguém, procure maiores informações, converse com pessoas que já montaram uma pista e pesquise com cuidado.
Dimensões da pista. O tamanho adequado da pista irá depender das modalidades praticadas (salto, adestramento, três tambores, laço, team roping, entre outros). Mas deve-se sempre levar em conta a versatilidade da pista para mais de uma função.
A construção. Escolha o período de maior seca do ano para realizar a construção. A saber, a argila precisa ser cuidadosamente gerenciada. Especialmente durante trabalhos de terraplenagem, tais como ‘corte e aterro’. Por isso não pode haver barro.
Se quiser, remeta suas ideias e conhecimentos para a gente compartilhar.
Leia também: