A inovação pode ser uma grande aliada
A primeira coisa que devemos saber é que inovação não significa tecnologias de ponta, com custos absurdos e inacessíveis para os produtores de menores recursos. Inovação, no caso, seria a adoção de técnicas ou sistemas nunca antes utilizados e que podem estar à disposição de forma fácil e viável financeiramente.
A agricultura familiar ganha mais e mais espaço num mercado de demandas por produtos de procedência reconhecida e produzidos de forma mais orgânica (menos agrotóxicos). E cabe lembrar que 70% dos alimentos consumidos no Brasil são provenientes deste setor, que conserva técnicas tradicionais e baseadas no conhecimento popular. Mas até estes pequenos negócios começam a sentir a pressão para se consolidarem num mercado cada vez mais competitivo…
É neste momento que a inovação pode ser uma grande aliada. Mas como utilizar-se da inovação para impulsionar a agricultura familiar, consolidando e aumentando a sua participação? Vamos a algumas destas soluções!
Otimização. Investir em maquinário é uma forma eficiente de aumentar produtividade em propriedades de pequeno porte, pois, as máquinas tornam as atividades mais fáceis e demandam menor de tempo entre uma etapa e outra. Resumindo: produzir mais em menos tempo sem perda da qualidade! Você dirá: “mas máquinas são caras!” Sim. Por isso, siga lendo as nossas dicas.
Cooperativismo. Entidades como associações e cooperativas podem facilitar o acesso a ferramentas que modernizam a atuação no campo e seu alcance junto ao consumidor ou até mesmo a linhas de crédito. Mas há outras formas… Buscar parcerias com outros empreendedores da região. Por exemplo, se um agricultor não tem recursos financeiros para investir em um maquinário, pode se associar a outros produtores da região para a aquisição coletiva do bem. Ou pode fechar uma parceria com o dono de um caminhão e outros produtores para baixar os valores dos fretes. “Rachar” uma câmara frigorífica com seus “concorrentes”! Já pensou nisso?
Capacitação. A qualificação de alguém da família através de cursos (presenciais ou à distância) focados nas inovações tecnológicas ou de gestão ou até de formas de negociação e venda!
Gestão profissional. Um empreendimento de agricultura familiar é um negócio como tantos outros. Uma gestão qualificada é o indício de sucesso para sua família. Voltando à dica anterior, recomenda-se o investimento em qualificação de um ou mais indivíduos para realizar a parte gerencial.
Controle de pragas e doenças. Apostar no uso de menos agrotóxicos é buscar alternativas sustentáveis e é atender as demandas do mercado atual. Há produtos no mercado que estão sendo desenvolvidos para serem menos invasivos sem perder a eficácia no controle das temidas pragas e doenças. As soluções ecologicamente sustentáveis representam uma forma de alinhar a qualidade da produção com os anseios do mercado.
Basicamente, estamos falando de capacitação! Lembre-se que é possível buscar auxílio em entidades que muitas vezes oferecem serviços e benefícios gratuitos, como Sebrae, Senar, Epagri e tantas outras, além das cooperativas e associações que também podem ajudar.
Fique ligado. Aqui, nós sempre estamos colocando dicas de cursos de especialização e capacitação gratuitos e online! Você não precisará gastar muito para se atualizar e se desenvolver! Boa sorte!
Leia também: