Ícone do site AGRONEGÓCIO

Aspirantes a treinadores de cavalos – primeiros passos

Treinando o cavalo
Este é um campo que vem sendo bastante procurado e no qual os aspirantes têm grande dificuldade de encontrar informações. Mas a RuraltecTV vai ajudá-los!
 
Eis alguns conselhos que podem ser importantes aos interessados.

Tolerância à pobreza. Você está preparado para passar perrengue por um bom tempo? Talvez, por muito tempo? Se você pensa que vai ficar rico treinando cavalos, desista! Se você for bom, vai conseguir sobreviver com dignidade. Se for excepcional, vai viver bem. No entanto, nunca vai ficar rico!

O raciocínio é simples! Você só consegue montar certo número de cavalos por dia.
Sim, você pode delegar uma parte do trabalho para ajudantes e assistentes, mas se você quiser que seus cavalos de prova atinjam o máximo potencial, você mesmo precisa fazer a maior parte do trabalho.

Seu parceiro deve comprar a sua ideia de vida! Um companheiro de um treinador de cavalos deve saber exatamente onde está se metendo! A vida será difícil às vezes. Como já falamos, o companheiro terá de lidar com a pobreza periódica; com a solidão quando seus cônjuges estiverem na estrada; irão se deparar com o cansaço de fazer todo o trabalho enquanto os companheiros treinadores estão fora; vão lidar com a frustração das perdas. Eles devem suportar tudo isso.

Consegue lidar com a pressão? Passe algum tempo com um treinador de sucesso para conhecer a dureza da lida. Veja se “é para o seu bico”! Montar cavalo o dia inteiro parece ser uma boa vida… Só parece! Está pronto para esse tipo de comprometimento? Seja como for, e não há forma suave de abrir seus olhos: Você é bom o suficiente? Você é realmente um bom treinador? E apresenta bem? Outra pergunta: você consegue entrar na pista sabendo que os proprietários vão tirar o único cavalo bom que você tem se não ganhar? E se esse cavalo for embora, você não terá dinheiro para pagar o aluguel das baias no próximo mês? Portanto, se você não puder pagar o aluguel das baias, terá que mandar embora os outros três cavalos que ainda tem em treinamento e procurar um emprego de verdade? De fato, consegue lidar com toda essa pressão e não engasgar? 
Se for sincero consigo mesmo sobre suas habilidades de treinar e sua capacidade de lidar com a pressão, e essas respostas forem positivas, então você não tem limites.

Seja humilde. Assuma: se houver um problema com seu programa de treinamento, o problema provavelmente será você! Por isso, seja humilde o suficiente para reconhecer isso e depois fazer algo construtivo a respeito.

Então, aprendam com meus erros. Encontrem seus pontos fracos e conserte-os.

‘Meus cavalos não são bons o suficiente’ ou ‘O julgador é péssimo’. Embora possa ser verdade, e todos nós passamos por isso, não importa o nosso nível, há algo que você precisa saber: choramingar é uma tática de treinamento inútil! Se o cavalo não tem habilidade, mande-o embora. Se tem habilidade média, tente torná-lo um bom cavalo. Por outro lado, se o cavalo tem boa habilidade, tente torná-lo um cavalo realmente bom. Se tem grande habilidade, ajude-o a encontrar seu potencial e tente não estragar tudo.

Qualquer um pode treinar um cavalo ótimo. É preciso um treinador de verdade para ganhar com todos os outros. Ajude cada um a atingir seu potencial máximo e esteja pronto quando o ótimo surgir.

Pare de ficar nervoso e reclamar dos juízes antes de ver o vídeo e se acalmar. É preciso aceitar que você perderá algumas que deveria ter vencido e ganhará algumas que deveria ter perdido. Apenas faça o seu melhor todos os dias.

Cuide bem dos cavalos dos clientes. O trabalho de um treinador é pegar o sonho dos proprietários e torná-lo realidade. Agora, como você acha que eles se sentem quando aparecem nas suas baias e o sonho deles está no meio da sujeira? Os proprietários vão perdoar você por muitas derrotas, se estiverem satisfeitos da forma como você cuida da saúde física dos cavalos deles! 

No entanto, se você puder manter o cavalo com boa aparência, os proprietários tendem a ignorar algumas de suas performances ruins.

Eis uma lista de dez tarefas mínimas que poderão auxiliar na sua lida.

1. Mantenha a entrada do seu local limpa, como também de todas as instalações.
2. A baia do cavalo precisa estar nivelada, limpa, drenada, segura e com ventilação controlada.
3. Água sempre limpa e fresca. A manutenção e higiene dos bebedouros e cochos deve ser constante.
4. Certifique-se que o cavalo foi vermifugado. Monitore o manejo sanitário do animal definido pelo veterinário. Comunique ao dono e ao veterinário qualquer situação de emergência ou comportamento suspeito do animal.
5. Mantenha uma farmácia veterinária básica e medique qualquer ferida, dermatite etc., sempre com a orientação de um veterinário.
6. Disponibilize um bom volumoso aos animais.
7. Faça um controle intenso sobre o excesso de moscas.
8. Mantenha as cercas seguras.
9. Cuide da sua pista, mantendo o piso sempre nivelado, atentando para a drenagem, as condições das cercas, etc.
10. Limpe o interior do seu trailer.

Imprevistos acontecem.

Cavalos perdem peso, ficam doentes, ficam doloridos, sofrem acidentes etc. Se alguma dessas coisas acontecer, informe o proprietário com antecedência, se possível. Dessa forma, se o proprietário aparecer na sua casa e ver o cavalo magro e aleijado, não será um choque. Eles precisam saber que você está ciente de que há um problema e que está cuidando disso.

Gaste com o necessário! Somente o necessário! Aqui está uma verdade: a maioria dos treinadores com todas as coisas “chiques” está com dívidas até o pescoço! Gaste seu dinheiro com o bem-estar dos seus cavalos e a sua educação, e não com “besteiras”! Vai chegar a hora de ter as coisas boas mais tarde, se você for bem sucedido em seus negócios. Se você se permitir um monte de dívidas e gastar todo o seu dinheiro, vai fracassar antes de começar tudo em nome da boa aparência.

Curta seu trabalho. Depois de toda essa desgraça que apresentamos, como curtir alguma coisa? Essas foram apenas verdades para facilitar seu trabalho. Você gosta de cavalos? Gosta de ver o progresso deles? Se diverte trabalhando com eles? Acordaria e faria isso de graça todos os dias?
 
Se as respostas, mais uma vez, foram positivas, siga em frente! Boa sorte e sucesso!
 
Leia também:
 
Sair da versão mobile