Reduzir ou eliminar o uso de pesticidas químicos para proteger a biodiversidade, que mantém a saúde e as funções do solo, e garantir a segurança alimentar, faz parte de uma estratégia de transição para um novo modelo agrícola
Herbicidas, inseticidas e fungicidas, apesar de serem muito utilizados, podem ser tóxicos e prejudiciais para a saúde animal e humana e para o meio ambiente.
Pesquisadores do Instituto Basco de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Neiker, na Espanha, analisaram a eficácia de uma mistura composta de subprodutos agrícolas, bagaço de cerveja (os resíduos do cultivo e da produção) e esterco de vaca fresco como estratégia orgânica para a biodesinfestação do solo.
A pesquisa demonstra que o alto teor de nitrogênio presente na mistura promove a atividade de microrganismos benéficos no solo, “quebrando” a matéria orgânica como o estrume e matando os nematoides e outros parasitas que danificam as plantações.
Os nematoides são um tipo de parasita comum do solo que penetra no tecido da raiz de uma planta para depositar seus ovos. Essa atividade causa danos à raiz, afetando negativamente seu desenvolvimento e impedindo que a cultura absorva os nutrientes de forma eficiente. O resultado é que a planta não cresce e a produtividade dos agricultores é reduzida.
Processo de tratamento
Após o pós-tratamento com a mistura na primeira colheita, os pesquisadores descobriram uma redução significativa nos danos causados às raízes das plantas.
O estudo demonstrou rendimentos aumentados em cerca de 15% em comparação com os resultados anteriores. Além disso, o tratamento com matéria orgânica aumentou as populações de microrganismos benéficos nos solos, conforme demonstrado por uma taxa de respiração do solo significativamente maior.
O estudo demonstra que esses subprodutos agrícolas são um tratamento eficaz para nematoides e outros parasitas do solo, alcançando rendimentos mais elevados nas colheitas e promovendo sistemas alimentares sustentáveis para reduzir o desperdício da indústria agrícola.
Leia também:
O melhor bioinsumo para sua lavoura