Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Sem categoria

BlogCiência – Poluição do solo: causas e consequências

A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de substâncias químicas ou pela alteração desse ambiente pela ação humana.

As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas, o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento. Esses fatores fazem com que as principais consequências da poluição do solo sejam a redução da fertilidade do solo, o aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.

Saiba mais sobre as causas da poluição do solo.

Uso de fertilizantes
 
Usar fertilizantes para corrigir deficiências do solo de forma indiscriminada acaba contaminando-o com impurezas e/ou com uma sobrecarga de nutrientes para os vegetais, desequilibrando a composição natural do solo. Alguns metais pesados, como chumbo e cádmio, também são encontrados em fertilizantes, aumentando a toxidade do solo, sendo um grande perigo para as plantações. Esses poluentes são posteriormente arrastados com a água das chuvas ou se infiltram no solo, indo parar em lençóis freáticos e mananciais, poluindo também os cursos d’água.

Uso de pesticidas, herbicidas e inseticidas
Agrotóxicos são usados para diminuir o número de pestes que atuam em plantações e prejudicam a atividade agrícola, mesmo que, para isso, eles causem danos irreversíveis ao meio ambiente. Essas substâncias são absorvidas pelo solo, contaminando as plantações que crescem ali. O consumo posterior desses vegetais pode causar sérios danos à saúde humana e de animais. Outros problemas que podermos destacar é a redução da fertilidade do solo contaminado e a poluição de lençóis freáticos, consequentemente de nascentes e cursos d’água.

Despejo incorreto de resíduos sólidos
 
Em geral, os lixos doméstico, industrial e rural têm em sua composição uma variedade de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Esse lixo é degradado e resulta na produção de chorume, que é um líquido altamente tóxico. Os depósitos de lixo, feitos de forma não sanitária, acabam deixando esse chorume vazar. Nesse processo, ele contamina o solo e atinge os lençóis freáticos. Também pode haver contaminação do solo por despejo de material radioativo ou lixo hospitalar.
Desmatamento e queimadas
 
O desmatamento sempre foi um grande problema brasileiro. Logo a partir do descobrimento em 1500 os portugueses iniciaram a devastação de grandes áreas de florestas para extração do pau-brasil, espécie nativa muito valiosa na Europa.
A Mata Atlântica e outras áreas como cerrado, amazônia e caatinga estão sofrendo com o desmatamento provocado pelo homem para serem usadas como pastagem para animais, além de plantações, entre outros motivos, até mesmo para contrabando.
Com o desmatamento, vários processos naturais acabam surgindo, como a erosão, aterramento dos rios e lagoas, efeito estufa, redução das chuvas, além da diminuição da biodiversidade dos seres vivos que estão presentes no ecossistema antes de ser desmatado.
As queimadas também são muito utilizadas para limpar terrenos a fim de serem usados como pastagem e pecuária. São causas de grandes impactos ambientais, já que aumentam efeito estufa e reduzem a fertilidade do solo. Além disso, a fauna também é prejudicada, acabando com o habitat de diversas espécies. Como no desmatamento, a queimada também deixa o solo sujeito à erosão contribuindo ainda mais para o assoreamento de lagos e rios.
 
Mais danos
 
Existem diversos danos causados pela poluição do solo. A contaminação dos alimentos é um deles e pode gerar, consequentemente, problemas de saúde.
A contaminação acontece porque as substâncias são absorvidas pelas plantas quando sua forma química no solo se assemelha a um nutriente de que a planta necessita. De acordo com uma pesquisa de Angelia Seyfferth, da Soil Science Society of America, em algumas plantações de arroz, por exemplo, o alimento absorve arsênio e cádmio, sendo que altas concentrações dessas substâncias são prejudiciais ao corpo. O consumo de baixas doses por um longo período pode causar até mesmo câncer.

Outras causas da poluição do solo são:

  • Água poluída lançada pelas indústrias;
  • Vazamento de petróleo;
  • Chuva ácida;
  • Esgoto lançado em rios e no solo;
  • Perfuração errada do solo;
  • Cemitérios;
  • Infiltração de fossas sépticas;
  • Queimadas;
  • Mineração.

Consequências da poluição do solo

  • Redução de fertilidade do solo;
  • Aumento de sua erodibilidade;
  • Perda de nutrientes;
  • Desequilíbrio ecológico;
  • Aumento da salinidade;
  • Redução da vegetação;
  • Problemas de saúde pública;
  • Liberação de gases poluentes;
  • Entupimento de encanamentos;
  • Contaminação de alimentos;
  • Desertificação.
Se você quer se tornar um produtor sustentável e com toda sua cadeia de produção adequada aos anseios do mercado consumidor (interno e externo) e se você compreende que o solo é seu maior patrimônio (do qual toda sua produtividade e rentabilidade dependem), esteja atento à saúde deste bem tão precioso!

Leia também:
 
Conheça os outros artigos do BlogCiência!
 
Aproveite e leia os artigos do BlogTec e do BlogSustentabilidade.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *