Nesse período de adaptação do Turismo pós pandemia, muito se fala em optar por destinos ainda pouco explorados. Mas você já pensou em explorar o pouco divulgado?
Não entendeu? Gramado é um ótimo exemplo: um dos destinos mais populares do Brasil, a cidade é conhecida por seus vinhedos e eventos de grande porte realizados durante todo o ano. Mas você sabia que existem rotas de agroturismo há pouquíssimos quilômetros do centro da cidade?
A operadora Vento Sul disponibiliza 03 opções, com duração de cerca de cinco horas, com opções para todos os dias da semana – exceto aos domingos. São elas:
– Tour Quatrilho, terças e sábados à tarde.
– Tour do Vale, nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira;
– Tour Villa Ávila, terças e quintas, pela manhã.
A Princesinha, ônibus reformado da década de 50, vem conquistando turistas que amam o clima serrano, a beleza das montanhas e os campos floridos mas não querem interagir em grandes aglomerações.
Tour Quatrilho
A primeira parada é na propriedade da família Lazaretti, que tem imensos parreirais e plantação de kiwi. Além do aprendizado sobre a fabricação de alimentos de forma simples e tradicional, há degustação de vinho colonial e da graspa (a cachaça da uva).
Na sequência, uma volta ao tempo na propriedade da família Grins. Chegando no moinho colonial da fazenda, há um rápido passeio às terras onde se passou a história real do clássico O Quatrilho.
Antes de chegar à última parada, há um descanso no Morro da Polenta, onde se tem um mirante para apreciação da serra gaúcha.
A última parada é na propriedade da família Ramm, que recebe os visitantes com músicas tradicionais gaudérias tocadas na sanfona e um café colonial alemão feito na hora.
Tour do Vale
A primeira visita é à família Marcon: um casal italiano que compartilha a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando objetos que eram utilizados pelos seus pais, o plantio de milho e o manejo com os animais. Os visitantes podem interagir com as ovelhas. Há degustação de suco de uva, pães e geleias produzidas na propriedade.
Seguindo o roteiro, a próxima parada é no museu da família Perine: uma das primeiras famílias de Gramado, que contam as principais histórias da cidade desde sua fundação.
Chegando ao Alambique da família Rossa, os visitantes acompanham a produção de cachaça de alambique desde a colheita da cana-de-açúcar.
O passeio finaliza com a família Barreta: uma casa centenária em estilo enxaimel, onde funcionava um salão de Kerb. É servido café da tarde com verdadeiros produtos coloniais, como bolos, pasteis, cucas, sucos e cafés.
Tour Villa Ávila
Saborosos doces e geleias, produzidos pelo casal Lírio e Terezinha, ganham destaque no primeiro ponto de visitação: a propriedade da família Wagner: com plantação de morangos e árvores frutíferas no entorno da bela casa construída especialmente para receber visitantes.
A próxima parada é na cantina da família Giovanni, que conta a história da imigração italiana. A produção de vinho artesanal em estufa de fumo desativada é considerada a “fórmula” para fazer seus vinhos. Queijos, salames, sucos, conservas, mel e pães caseiros serão degustados e poderão ser adquiridos no local.
O roteiro gastronômico se encerra com um típico e apetitoso café alemão, incluindo Eisbein (joelho de porco), kartoffel (batata), chucrute e outras delícias na Vivenda Schönrhein, propriedade da família Rheinheimer. Os anfitriões falam sobre sua filosofia de vida, que inclui alimentação orgânica e a medicina das ervas. Neste ponto, os visitantes degustam cervejas artesanais sem álcool, além do opcional chá e café com palestras e terapias holísticas.
E para finalizar o passeio, uma visita ao Sítio Tradição, onde o responsável fala sobre a vida campeira e costumes do povo gaúcho. O artesanato produzido por sua sogra, resgata técnicas tradicionais da Alemanha e da França, que remetem às origens das famílias de seus pais e de seu marido.
Além das rotas turísticas, Gramado tem uma infinidade de propriedades rurais para serem exploradas em todas as épocas do ano, para turistas dos mais variados gostos. Aproveite o momento para sair do óbvio!
Leia também: