Boas práticas de observação e manejo auxiliam a manter uma produção de qualidade, possibilitando que ela cresça de forma sustentável
Cada fase da cultura cafeeira merece atenção especial. O consumidor está cada vez mais exigente com o que vai consumir, mas também com o processo produtivo do cultivo.
Sustentabilidade é uma tendência
Existem ferramentas e mecanismos que permitem que o produtor agrícola potencialize, ative e proteja seu cultivo, além de promover uma relação solo-planta ainda mais sustentável, por meio dos manejos focados na regeneração do solo.
Os produtores de café devem encontrar formas de fornecer nutrientes e estímulos de forma inteligente e gradual para suas plantas.
Biológicos
A utilização de bioestimulantes, de forma integrada, é uma das formas de realizar potencialização de produção, pois eles agem como ativadores metabólicos, potencializando a absorção de nutrientes e ajudando na estruturação celular, seja ela na vegetação, na florada ou no restabelecimento da planta sob uma situação de estresse hídrico ou térmico.
Controle de pragas e doenças
É preciso controlar insetos e doenças, mantendo as plantas seguras até a colheita. Há insumos que fornecem mecanismos e ferramentas para que a planta produza mais.
A proteção multifuncional também tem por conceito a aplicação de vários microrganismos para que os patógenos não alcancem estruturas vitais das plantas, criando assim uma barreira biológica.
Regeneração do Solo
Os produtores devem garantir que o solo esteja pronto para futuras safras, combinando produtos e microrganismos que busquem trazer mais efetividade na produção como um todo além de incrementar e estimular a biota benéfica dos solos, contribuindo para regenerar a vida desse solo.
Busque mais informações a respeito. O seu fornecedor local poderá lhe ajudar, mas o ideal é entrar em contato com um profissional especializado que possa lhe dar assessoria segura a respeito. Você também pode procurar as entidades ligadas à produção agrícola de sua região para buscar mais informações.
Leia também:
Agrofloresta e café orgânico – Sistema reduz em 87% o custo com adubação
Cafeicultura – Principais pragas
Cafeicultura – Sustentabilidade para minimizar perdas na safra