Uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida sequenciou o genoma da manga ‘Tommy Atkins’, uma variedade nativa da Flórida de importância internacional
Esta variedade de fruta é valorizada por sua vida útil muito longa, pela alta resistência a pragas e outras características benéficas. Essas informações genéticas foram fundamentais para o melhoramento genético de mangas com melhor sabor, textura, resistência a pragas e melhor vida pós-colheita.
Com as informações genéticas completas para os pesquisadores puderam responder a perguntas como, “Por que Tommy Atkins tem uma cor de pele tão boa?”, “Por que Tommy Atkins é tão resistente a doenças?”, “O que torna Tommy Atkins tão boa para remessas?”
Genoma
O genoma é o conjunto completo de informações genéticas para um organismo. Cada genoma contém todas as informações necessárias para construir esse organismo e permite que ele cresça e se desenvolva com sucesso.
As informações em um genoma são feitas de DNA, que contém um código químico exclusivo que orienta o desenvolvimento, o crescimento e a saúde.
Os pesquisadores acreditam que com essas informações, poderão comparar diferentes plantas, entender por que uma planta tem casca vermelha em vez de amarela ou por que uma variedade de manga tem gosto que lembra o abacaxi.
Essas mesmas informações ajudarão a encontrar o DNA responsável por essas diferenças e poderão ser controladas, possibilitando a construção de genomas de novas frutas mais deliciosas, saudáveis e longevas.
Leia também:
Fruticultura – Boas práticas no manejo aumentam o valor nutricional da uva