As dicas que vamos apresentar são muito simples e podem ser adotadas em granjas de todos os portes.
A alimentação das galinhas poedeiras é fundamental para garantir a produção de ovos de qualidade e de forma regular, assim como o espaço e conforto também influenciam.
A partir de que idade/fase as galinhas começam a postura dos ovos?
Normalmente, as galinhas poedeiras tornam-se maduras e prontas a produzir ovos regularmente, com 18 a 24 semanas, dependendo da raça.
Nutrição
O tipo de alimentação e os nutrientes oferecidos contribuem decisivamente para a produção de ovos dentro dos padrões de normalidade.
Adição de cálcio
O produtor deve prestar atenção para, depois de cerca de 20 semanas de vida, aumentar o consumo de cálcio, o que contribuirá para a produção de ovos saudáveis.
AENÇÃO! O cálcio pode ser fornecido através da suplementação/ração apropriada para estes tipos de situações.
Criação ao ar livre
As galinhas que são criadas ao ar livre têm mais liberdade de movimento e conseguem naturalmente complementar a sua alimentação através do que vão encontrando no solo (insetos, sementes, grãos, bagas, etc.).
ATENÇÃO! As galinhas são muito mais “felizes” quando são criadas num ambiente mais extensivo do que quando são criadas em ambientes confinados, o que garante seu bem-estar.
LEMBRE-SE!
- As galinhas irão se recolher naturalmente à noite.
- É fundamental ter uma vedação no perímetro do galinheiro.
- Pode-se optar por rede ou cerca como solução ou por vedações de madeira.
- Verifique se o galinheiro tem locais de sombra nas horas mais quentes do dia, mantendo também alguma exposição solar, pois a luz é um dos principias fatores para a postura do ovo
Proteína
Uma boa forma de aumentar o consumo de proteína pelas galinhas poedeiras pode ser através da sua criação num regime “mais extensivo” para que possam ter a possibilidade de comerem mais minhocas.
Por outro lado, outra forma válida para fornecer proteína às galinhas é através da disponibilização de ração formulada especificamente para poedeiras.
ATENÇÃO! Embora a proteína seja importante para a galinha poedeira, deve-se garantir que esta não seja oferecida em quantidades excessivas.
Normalmente, as galinhas poedeiras consomem em média cerca de 100 gramas de ração por dia.
Disponibilizando a alimentação
A alimentação deve ser oferecida de preferência logo pela manhã. Ela deve oferecer todo o alimento necessário que as suas galinhas necessitam para produzirem os ovos.
Não se esqueça! Verifique ao longo do dia se as galinhas têm alimento suficiente, caso contrário, a produtividade dos seus ovos pode ser comprometida.
Restos de comida
Embora o fornecimento de restos de comida seja uma prática comum, não é aconselhável se você quer que suas poedeiras produzam mais e melhor.
ATENÇÃO! Alguns alimentos que podem ser incorporados na alimentação das suas galinhas são vegetais e cascas de frutas. Contudo, evite dar restos de cítricos, alhos e cebolas pois os ovos produzidos podem adquirir esse sabor.
A quantidade deste tipo comida deve ser bastante regrada, uma vez que este fator pode contribuir também para o ganho de peso, comprometendo a sua saúde e produtividade.
Galinheiro limpo e condições de bem-estar animal
Garantir um espaço e ambiente limpo permite o bem-estar do animal, evitando a proliferação de bactérias e doenças que comprometem a produção de ovos.
- Limpe o galinheiro pelo menos uma vez por mês
- Evite ter excesso de galinhas tendo em conta o espaço que o seu galinheiro dispõe.
- É essencial que os seus animais tenham sempre água disponível e limpa no bebedouro.
Local de postura
Se você não tem um ninho de postura para as suas galinhas, providencie um. Caso já tenha um, pode complementá-lo adquirindo também um fundo de ninho que pode ser encontrado nas lojas especializadas. Recomenda-se oferecer 1 ninho individual para cada 5 galinhas poedeiras.
Não se esqueça também que se as suas galinhas estiverem em ambiente fechado, deve ter o chão revestido de aparas, para manter o controle de umidade e temperatura.
Vamos produzir mais e melhor?? Siga estas dicas e mãos à obra.
Leia também:
Com a pulga atrás da orelha – Ovos caipiras são mais saudáveis que ovos de granja!