É claro que a beleza é um dos fatores que qualquer espera de seu cavalo, mas isto não é um fator fundamental ao comprar um cavalo. Aptidão ao que se destina, quer sejam cavalgadas, poeirões, quer sejam as provas oficiais, deve ser o primeiro ponto a contar neste momento.
Além de aptidão e função, as qualidades morfológicas do animal também devem ser levadas em consideração. E tudo isto tem que estar relacionado a alguns fatores:
- doma, treino e exigências ao animal
- raça
- idade
- porte físico
- índole/temperamento
- saúde
Nesse processo de escolha cautela e paciência são sempre fundamentais. Não se deixe levar pela empolgação e antes de definir o escolhido examine e experimente vários animais. Muita calma nessa hora!
Algumas dicas para o momento da escolha:
Montar e experimentar vários, para se ter um parâmetro
ATENÇÃO! Não monte em qualquer animal, principalmente, se não tiver prática. Levante primeiro as informações sobre o temperamento do animal e peça sempre ao responsável para montar primeiro e apresentá-lo a você.
Ouça sempre um profissional experiente e de sua confiança
Caso tenha um instrutor, ele é o mais indicado para saber suas habilidades e orientá-lo na hora de você comprar um cavalo ideal para seu nível de equitação.
Peça a um veterinário para examiná-lo.
Checar sua integridade física, dentição, se não há nenhuma lesão grave nos tendões e nas articulações, se não sofre nenhuma claudicação, observando a saúde dos cascos e aprumos, a ponto de ter que ficar tratando e medicando depois de concretizar o negócio. Importante saber sobre a alimentação que o cavalo costuma receber para saber introduzir um novo manejo na nova casa.
Observe bem o comportamento desse cavalo.
Monte várias vezes. Dê preferência a lugares diferentes, pois os cavalos têm hábito de ter reações em lugares que não estão acostumados e você precisa estar apto para essas situações.
Dê preferência a animais adultos
Cavalo novo ou potro não são ideais. A menos que você tenha muita experiência.
Ao iniciante ou amador, opte por um cavalo já traquejado, que já passou por várias situações e transmita segurança sempre a quem monta.
Potros e recém-nascidos são para pessoas experientes
Procure saber sobre a reputação do vendedor
Não compre na mão de qualquer pessoa. Assim como é importante levantar informações seguras do negociante.
Se o preço do cavalo estiver muito abaixo do valor de mercado, desconfie!
Tenha em mente, em primeiro lugar, o que você espera do seu cavalo, quais as atividades farão parte do cotidiano do animal, assim suas expectativas estarão dentro da realidade e com manejo, amor e paciência, você alcançará todos os seus objetivos.
Leia também:
Você sabe quais são os deveres dos proprietários de cavalos?