Ícone do site AGRONEGÓCIO

Dia da Nacional da Cultura

Dia Nacional da Cultura
Mas o que é cultura? Vamos analisar na ótica do agro!
Cultura são conhecimentos, que podemos chamar de sementes, que com um bom manejo, que seria a educação, tornam-se novas ideias e, portanto, novos conhecimentos, que seriam as plantas!
Imagine: o conhecimento a respeito do mármore e de escultura (que é o ofício de esculpir) permitem a criação de obras-primas como as de Michelangelo, Rodin, Aleijadinho, entre outros. Ou o conhecimento da perspectiva aliado ao do trato com as tintas, que nos permitiram conhecer obras como a Monalisa (Leonardo Da Vinci), a Noite Estrelada (Van Gogh) ou ainda Guerra e Paz (Cândido Portinari).
O acúmulo de conhecimentos, a integração dos mesmos e uma visão inovadora e ousada das possibilidades possibilitaram que Santos Dumont se tornasse um inventor de fama internacional, permitiu que Copernico demonstrasse algumas das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos e que Edison criasse a luz elétrica entre 2.332 outras patentes de invenções que o colocaram entre um dos mais respeitados inventores do mundo.

Assim se faz a cultura! Produzindo novas ideias para “alimentar” a construção de mais novas ideias que movem o mundo adiante!

Assim é a cultura no campo! Produzir alimentos para os seres vivos, contribuindo fundamentalmente para que as pessoas possam continuar criando, inovando, se desenvolvendo e levando a humanidade a patamares de conhecimento cada vez maiores.
 

E produzir também alimento para a mente e para alma por meio de suas tradições festivas (folia de reis, festa junina, bumba meu boi, congado etc.) e outras manifestações como culinária, música, cultura caiçara, as tradições indígenas, o folclore, as manifestações religiosas… São tantas contribuições do campo para o mundo que precisaríamos de uns cinco ou seis sites para apresentar tudo!

Então, além de todo o conhecimento que é passado verbalmente, de geração em geração, de todo conhecimento acumulado na lida com a terra, de toda sabedoria popular baseada em experiências diárias e vividas intensamente, é preciso aliar os conhecimentos teóricos, tecnológicos e científicos desenvolvidos em um ambiente alheio ao campo, mas que se usa de todo conhecimento adquirido há milênios, para transformar a terra na base fundamental para o progresso. 

Cultura… O que aprendemos e o que compartilhamos para promover não apenas a sobrevivência, mas o bem-estar, a qualidade de vida, a preservação ambiental, a melhoria das relações tanto humanas quanto sociais… Eis o seu significado! O que nos faz sermos únicos e ao mesmo tempo globais. Ser diferentes e tão iguais.

Cultura é a terra que une todas as plantas, que se “entrega” para todas elas e permite que elas usufruam do mesmo nutriente, da mesma água, que compartilhem o solo de forma igualitária e justa!
Viva a CULTURA!
Celebrado anualmente no dia 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura, estabelecido por lei em 1970, marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).
Além da Cultura, comemora-se, todo 5 de novembro, o Dia Nacional da Língua Portuguesa. É o sexto idioma mais falado no mundo, presente em nove países como língua oficial e em quatro continentes. A expectativa é que, em 2050, 337 milhões de pessoas falem o idioma.

Leia também:
 
Sair da versão mobile