Ícone do site AGRONEGÓCIO

Expozebu confirmada para maio

Chamada da Expozebu 2021
Com público restrito e testado contra Covid-19
De 1º a 9 de maio, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), será o palco da primeira grande feira do agronegócio neste ano com público. A 86ª Expozebu, que foi cancelada no ano passado devido à pandemia, deve receber 2 mil pessoas por dia, entre tratadores de animais, expositores, técnicos e juízes de pista.
O evento vai acontecer no formato semipresencial, seguindo todos os protocolos sanitários. Só será cancelada por força maior, se a prefeitura de Uberaba ou o Estado proibirem a realização segundo Rivaldo Machado Borges, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), que promove a exposição.
Todos os detalhes do protocolo foram apresentados e aprovados pela prefeitura, incluindo o público restrito. Entre as medidas, estão apresentação de teste de Covid-19 feito até dois dias antes, medição de temperatura na entrada e em vários pontos do parque durante o dia, tapete sanitizante nas entradas, totens de álcool gel, uso obrigatório de máscaras, exigência de distanciamento social e limpeza frequente das instalações.
Os tratadores vão ser alojados em um hotel dentro do parque, que tem capacidade para 300 pessoas. Os quartos com 10 beliches cada um vão receber, no máximo, cinco pessoas. A ABCZ ressalta que o parque de 180 mil m2 pode comportar até 5 mil pessoas com todas as regras de distanciamento social, mas será permitida apenas a entrada de 2 mil por dia.
No início do mês, o Fernando Costa recebeu uma exposição de animais organizada por um parceiro da ABCZ com público controlado de 400 pessoas. O evento, muito bem-sucedido, serviu como um test-drive para a Expozebu. Esse formato semipresencial da poderá servir de modelo para o setor.
Para expandir a visibilidade e os negócios, a ABCZ vai transmitir tudo por um canal exclusivo de TV ao vivo. O público que não puder visitar a exposição neste ano, incluindo as pessoas do exterior, poderá ver tudo ao vivo pelo canal da associação.
A organização vai usar a expertise conquistada no ano passado com a realização da Expogenética, que usou uma plataforma 360 graus para fazer leilões digitais. Foram 250 mil visualizações em 1.600 cidades e 90 países.
Em 2019, cerca de 280 mil pessoas visitaram a Expozebu em nove dias. Além dos leilões e julgamentos de raça, o parque foi palco de cinco shows nacionais e recebeu várias opções gastronômicas. Os negócios somaram cerca de R$ 200 milhões.
Neste ano, a exposição deve receber de 1.200 a 1.600 animais, um aumento de até 46% em relação à última feira. Nos leilões, o valor dos animais deve ser de 40% a 60% maior, projeta a organização.
A Prefeitura de Uberaba considerou o ambiente seguro por conta do espaço disponível e dos protocolos de segurança apresentados.
Foi estabelecido um acordo com a diretoria da ABCZ para que essa aprovação seja definida na proximidade da feira, de acordo com o cenário da pandemia em Uberaba.
Leia também:
Sair da versão mobile