Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Congressos, Encontros, Simpósios e Seminários

Brasil será a sede do Fórum Mundial de Bioeconomia 2021

Logo do Fórum Mundial de Bioeconomia
Esta é a primeira vez que o Fórum sai de sua localização habitual em Ruka, Finlândia
O Fórum Mundial de Bioeconomia será realizado de 18 a 20 de outubro de 2021 em Belém, no Estado do Pará.
A capital Belém, localizada na Amazônia, proporciona um ecossistema único e de alto interesse para bioeconomia já estabelecida e em desenvolvimento de todo o mundo. É o desejo do fórum destacar que a região é fundamental à bioeconomia circular global. O evento vai reunir palestrantes e especialistas de todo o mundo para que Belém seja palco deste debate essencial para o desenvolvimento sustentável.
Esta é a primeira vez que o Fórum Mundial de Bioeconomia sai de sua localização habitual em Ruka, Finlândia. Ciente de que não existe uma bioeconomia que sirva para todos, o conselho consultivo do fórum consolida o debate de bioeconomias construídas para operar dentro de seus próprios sistemas econômicos regionais. Por isso, foi tomada a decisão de tornar o fórum itinerante mundialmente, e particularmente em regiões onde a bioeconomia está no centro das atenções. Belém, no estado do Pará, no Brasil, é um exemplo perfeito disso.

O fundador e presidente do Fórum, Jukka Kantola, explica que o evento é referência mundial no tema: “O Fórum Mundial da Bioeconomia solidificou sua posição como um grande evento para a bioeconomia circular. O último fórum em 2020 provou ser um sucesso absoluto atraindo mais de 400 pessoas, de mais de 50 países ao redor do mundo. O próximo ano será mais um passo em nossa evolução, pois o Fórum Mundial de Bioeconomia vai para o Brasil – com sede em Belém! Essa será uma ótima jornada com nossos amigos da bioeconomia no Brasil!”.Este ano, o evento terá o Estado do Pará como co-organizador. O fórum será realizado com o apoio das principais associações agrícolas e de silvicultura brasileiras com a bioeconomia em seu coração, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
A bioeconomia e a visão de sustentabilidade pautam modelos de produção que utilizam recursos naturais de maneira consciente, a fim de que possam proporcionar fontes de energia limpa, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, alimentos de qualidade, produtos renováveis, entre outras necessidades essenciais.
O planejamento do fórum está em andamento e seguirá a agenda do Fórum Mundial da Bioeconomia. A agenda é composta por quatro eixos temáticos, que serão abordados durante o evento:
  • A Bioeconomia: Pessoas, Políticas do Planeta
  • Líderes globais e o mundo financeiro
  • Bioprodutos ao nosso redor
  • Olhando para o futuro
O Fórum Mundial de Bioeconomia (FMB) é uma iniciativa de think tank que fornece uma plataforma para compartilhar ideias e promover inovações conceituais e tecnológicas, com o objetivo de substituir indústrias, produtos e serviços não renováveis por atividades sustentáveis, afim de alcançar uma economia mais sustentável e mitigar as alterações climáticas. O último Fórum Mundial de BioEconomia foi realizado com sucesso virtualmente em Ruka, Finlândia, em setembro de 2020 e debateu também os desafios contínuos da Covid-19 e as mudanças climáticas.
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *