Neste período, alguns pontos podem auxiliar na manutenção ou otimização da sua produção
As temperaturas baixas desta estação afetam o metabolismo das plantas, prejudicando o crescimento e a produção das lavouras, mas aspectos como irrigação e aquecimento do solo, conhecimento da área e do clima da região, além do uso de equipamentos de cultivo corretos podem ajudar significativamente o produtor rural.
Escolhas de plantio mais indicadas
Além da questão climática, outros fatores devem ser considerados como a incidência de chuva, luminosidade, a finalidade da produção, as características da área de plantio e a fertilidade do solo.
Segundo especialistas, o inverno é interessante para o plantio de hortaliças, pois, a escassez de chuvas fortes e a umidade relativa do ar mais baixa favorece este plantio. O frio também ajuda a eliminar patógenos e a retardar o metabolismo das pragas.
Eis uma lista do que cultivar no inverno:
Cuidados necessários
Apenas cultivar plantas que são mais resistentes ao inverno não é o suficiente para que elas cresçam saudáveis. É preciso dar maior atenção à irrigação do solo, já que ele tende a ficar ressecado.
O produtor pode utilizar a técnica de irrigação superficial, pois, além de barata, não há tanto gasto de água e energia. Há também a aspersão, que simula uma chuva, aspergindo água na forma de pequenas gotículas que caem sobre as plantas.
Manter o solo quente é outra dica importante. Para isso, o ideal é cobri-lo com folhas para deixá-lo aquecido e úmido.
Analisar o solo, ter conhecimento da área e do clima da região, além de tomar todos os cuidados com a plantação são estratégias para maximizar a produção e melhorar a qualidade dos resultados do plantio até a chegada de uma estação mais amena.
Aproveite estas dicas e garanta a sua produção!
Leia também: