Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Horticultor colhendo produtos da sua horta
Utilizar esse conhecimento é a base para o que se chama de controle biológico
 
Qualquer espaço com um pouco de terra pode virar uma horta. E quem lida com a terra, sabe muito bem que é comum a visita de insetos e outros animais. É preciso estar atento, pois, muitos desses animais podem ser prejudiciais, mas também tem muitos que são extremamente benéficos para a cultura agrícola.
 
Utilizar esse conhecimento é a base para o que se chama de controle biológico. O hortelão consciente substitui os agrotóxicos, utilizando-se desses inimigos naturais das pragas que atacam os alimentos, torando-os mais saudáveis e rentáveis.

Conheça alguns desses aliados:

Abelha. Já se sabe que sem as abelhas a cadeia alimentar seria destruída, causando até mesmo a extinção da vida na Terra. O processo de polinização, do qual ela é um dos principais agentes, é o que torna possível a produção alimentar e a nossa sobrevivência. A presença delas indica também a diversidade de plantas em sua horta e que ela está saudável! Tenha uma visão mais amigável em relação a elas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações.

ATENÇÃO! Se o enxame for muito grande, o recomendável é chamar o corpo de bombeiros para uma avaliação e orientação mais adequada ou um técnico especializado. Existem técnicos e empresas especializadas na retirada de enxames de forma segura que possibilite a utilização destes para a produção.

Joaninha. Se você tem problemas com pulgões, eis uma aliada poderosa no combate a essa praga! Os pulgões se alimentam da seiva das plantas e causam estragos imensos. Além disso, a dieta das joaninhas também é composta de larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos. 

DICA!!! Uma simples e linda joaninha é capaz de devorar 200 pulgões em um dia!!

Aranha. Uma das principais “devoradoras de pragas”, elas comem mais pestes e insetos prejudiciais que todos os outros bichos juntos! 

CUIDADO! As aranhas, para se defender, podem atacar o homem também.

Minhoca. Quer ter uma horta de sucesso? Seja amigo das minhocas! Os túneis e buracos que elas cavam arejam o solo e escoam o excesso da água da chuva e de irrigação. Além disso, elas colaboram na produção do húmus – matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas, material orgânico essencial para o enriquecimento e fortalecimento do solo. 

Percevejo. Ao lado de escaravelhos, os percevejos constituem o “exército dos mais temidos” das pragas de hortas. Pequenas pestes, como pulgões e formigas, que se alimentam do caule e das plantas, tendem a abandonar a “vizinhança” dos percevejos. As que ficam, coitadas, são devoradas por eles!

Ao mesmo tempo é bom você aprender a reconhecer as espécies de percevejos, pois existem algumas causadoras de estragos. Procure estudar e saber identificar as espécies interessantes e as indesejáveis.

Libélula. A “ave rapina dos insetos”! Ela está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Elas comem sem parar e, apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia. 

DICA IMPORTANTE!! Não plante sua horta em locais onde habitam predadores da libélula (como grandes aranhas, rãs e sapos).

Muitas pessoas tem nojo de insetos, minhocas e aracnídeos. Mas quem pretende trabalhar com a terra precisa se acostumar com eles e, mais do que isso, tornar-se amigo daqueles que podem lhe ajudar a ter uma horta saudável, rentável e com produtos deliciosos!

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *