Richieri Antonio Sartori e André Scarambone Zaú são os autores do livro Florestas aos Montes, que se divide em 21 capítulos com resultados do trabalho de mais de 30 coautores de dez diferentes instituições.
A obra é um relato técnico-científico de diversos projetos desenvolvidos durante anos no contexto da recuperação e restauração ecológica no município do Rio de Janeiro.
Um conjunto de saberes em prol da preservação das florestas
Com a apresentação de exemplos práticos materializados por pesquisadores e técnicos de universidades, da prefeitura, de institutos de pesquisa governamentais e do terceiro setor, a obra coloca em destaque a necessidade da multidisciplinaridade para o processo de restauração das florestas.
“Sabemos que muitos pesquisadores, projetos e propostas não foram contemplados, ainda, porém vagamos mais profundamente pelo sonho de unir restauradores com suas propostas, experiências e esforços na transformação de áreas degradadas em florestas socialmente justas e inclusivas, ecologicamente corretas e economicamente viáveis“, enfatizaram os autores.
Richieri Antonio Sartori é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) no curso de Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2007), enquanto André Scarambone Zaú é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutor em Botânica com ênfase em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).
Leia também:
Uma visão histórica da arborização de Brasília
BlogFlora RuraltecTV – Árvores são atração em guia elaborado pela Prefeitura de Niterói