Lubrificantes em forma de óleo são classificados de acordo com:
- Viscosidade (SAE)
- Qualidade (API).
Antes de começar a lida, verifique sempre o nível de óleo do motor e, caso esteja abaixo do nível indicado, complete até o nível ideal.
Como identificar se o motor está precisando de o óleo? Além de verificar por meio da vareta, você deve estar atento a qualquer barulho estranho, fumaça excessiva no cano de descarga ou cheiro incomum.
E quando trocar o óleo?
Geralmente, a orientação é trocar o lubrificante a cada três meses. Mas, para tratores que operam diariamente, é recomendável que a troca seja feita a cada 200 horas de serviço.
Principais funções dos lubrificantes:
- reduzir o atrito entre as peças metálicas do motor, evitando o desgaste das peças;
- diminuir o ruído do motor, uma vez que as peças se movimentam de forma mais fácil;
- controlar a temperatura do motor, uma vez as peças metálicas funcionando com atrito, geram calor;
- limpar dos componentes, protegendo contra corrosão e formação de agentes ácidos no interior do motor.
Com o uso do maquinário, observa-se a diminuição da viscosidade – este fator pode sofrer uma alteração de cerca de 10% quando comparado a um produto novo. Esse fenômeno ocorre pelo encontro do óleo com o combustível. Ao diminuir a viscosidade, um óleo lubrificante perde sua maior função e expõe o contato entre as peças metálicas do motor.
ATENÇÃO: Se os números apresentados na embalagem do produto forem maiores, significa que o óleo é mais viscoso, popularmente, mais grosso. Este avanço tecnológico foi excelente para aumentar a vida útil do motor de combustão interna, desta forma o lubrificante se ajusta à necessidade do motor, adequando-se a viscosidade pela temperatura do motor.
Outra classificação que observamos na embalagem dos óleos lubrificantes se refere ao local de utilização e à qualidade do produto, sendo divididos em três categorias e representados por letras.
Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica lubrificantes de engrenagens na língua inglesa.
DICA PRINCIPAL: Sempre observe a recomendação do manual do trator para escolher qual lubrificante atende à necessidade da sua máquina e não deixe de realizar as manutenções referidas neste artigo, são rápidas, fáceis e de certo modo baratas em vista do prejuízo que pode vir a ocorrer ao não trocar o lubrificante.
Aproveitando que estamos falando de motores, que tal conhecer os principais aditivos para motores?
Detergentes dispersantes: substâncias que minimizam a formação de resíduos de carbono, produzidos na combustão.
Anticorrosivos: protegem as partes metálicas da corrosão, podendo proteger o metal da umidade e/ou proteger o metal de outras substâncias corrosivas.
Antiespumantes: impedem a formação de espuma, que limitam a capacidade de lubrificação.
Extrema pressão: substâncias que impedem que a película formada entre partes em contato se desfaça.
Melhoradores do índice de viscosidade: substâncias que atuam em função da variação de temperatura, com a finalidade de diminuir os efeitos da temperatura na viscosidade dos óleos.
Abaixadores do ponto de fluidez: têm a finalidade de evitar a acumulação de cristais de parafina, que obstruem a circulação do óleo.
Anticongelante: compostos que evitam o congelamento dos lubrificantes em baixas temperaturas.
Cuide bem das suas máquinas e você terá aliados potentes na sua produção. Além de evitar futuros e inesperados prejuízos!