Discos de corte. Mantenha-os afiados e sem amassados. Desta forma você garante que a palha seja cortada corretamente e as sementes aplicadas no lugar ideal. Sempre verifique se os discos estão girando sem travamentos.
Dosador de adubo. Nunca deixe adubo no reservatório entre as safras. O adubo que fica no reservatório fica úmido, empedra e entope os dosadores. Lave bem reservatórios e dosadores antes de guardar a plantadeira.
Calibragem do dosador. Antes da máquina ir a campo, verifique se todos os dosadores estão aplicando a mesma quantidade do insumo. Isto garantirá uniformidade das plantas ao final. Se você fez todos os cálculos corretos e, no final, o adubo foi insuficiente ou sobrou, pode indicar que alguns dosadores não estão aplicando a quantidade planejada. Fique atento!
Dose de sementes. Ao colocar as sementes, verifique se os discos estão lubrificados. Use grafite ou talco para o processo de lubrificação. Por quê? O tratamento de sementes faz com que elas fiquem com uma camada fina de pó, que por sua vez absorve a umidade do ar, gerando uma camada pegajosa sobre a semente. O grafite ou o talco evitam isso e facilitam que as dosagens sejam corretas. Sementes são insumos caros e evitar desperdício é questão de gestão.
Pneus. Este ponto é quase sempre esquecido e pode por a perder todos os cuidados anteriores. Todos os acionamentos das plantadeiras mecânicas são regulados a partir do pneu bem calibrado. Se eles estiverem murchos, a dosagem de adubo e sementes é alterada. Um pneu descalibrado gera diferença no tamanho da circunferência, alterando diretamente a regulagem. Outro problema decorrente deste descuido pode ser a compactação do solo!
Pressão das linhas de corte e de sementes. As máquinas possuem molas que geram pressão no corte e na linha de sementes, garantindo maior eficiência e precisão destes mecanismos. Quando se termina o plantio o correto é retirar a pressão das molas, para evitar um desgaste desnecessário no sistema. Assim, você evitará o desgaste destas molas.
Leia também: