De acordo com uma das editoras do livro, Maria Geralda Vilela, os trabalhos desenvolvidos pelos autores e coautores vêm de longa data. Segundo ela, os capítulos contêm ricas fontes de informações úteis e práticas aos interessados na produção de banana.
Sim, nós temos banana!
A bananeira é originária da Ásia e seu cultivo é bastante expressivo em regiões tropicais e subtropicais. A facilidade de consumo, o sabor, a ausência de sementes e o alto valor nutricional são atrativos da banana. A fruta é fonte de energia, vitaminas e minerais, sobretudo potássio. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a banana é a fruta mais produzida no mundo, com expressivas 115,7 milhões de toneladas alcançadas em 2018.
A pesquisa com banana em Minas Gerais
Minas Gerais é o terceiro maior produtor de banana do Brasil, com participação de quase 12% no volume nacional. O Norte de Minas é responsável por mais da metade da produção de banana no estado. As principais áreas de cultivo estão nos municípios de Jaíba, Janaúba, Nova União e Nova Porteirinha. Um minidocumentário produzido pela Epamig conta a história da produção da fruta no Norte de Minas.
Mas a história de sucesso da banana em Minas não se deu da noite para o dia. Além do esforço dos produtores dedicados à atividade, e da assistência técnica que impulsionou o setor, o trabalho dos pesquisadores em campo foi fundamental.
Ainda de acordo com a pesquisadora da Epamig, Maria Geralda, o primeiro experimento com a banana no Norte de Minas ocorreu em 1978.
Leia também: