Compliance vem do inglês “to comply”. Significa estar em conformidade. Na prática, o compliance têm a função de proporcionar segurança e minimizar riscos de instituições e empresas, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidos interna e externamente.
O objetivo principal da Jornada Agro Íntegra, organizada pela instituição Alliance for Integrity em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Organização de Cooperativas do Brasil e com o apoio da Apex-Brasil tem por objetivo fortalecer a integridade e a promoção de esforços de compliance em pequenas e médias empresas do setor do agronegócio, com foco especial no que se refere à agregação dos temas sustentabilidade e responsabilidade social, ambiental e ética.
As funções do Compliance Corporativo
A empresa que busca se consolidar no mercado deve se posicionar de forma íntegra. Para isso, é necessário analisar se as estratégias e ações estão de acordo com a lei.
As principais funções do setor ou profissional dentro da empresa:
- analisar os riscos operacionais;
- examinar e prevenir fraudes;
- realizar auditorias periódicas;
- criar manuais de conduta;
- monitorar a segurança de dados;
- promover essas regras dentro da cultura organizacional.
O responsável pelo compliance atua como fiscal, conferindo processos e servindo também como uma espécie de consultor. Ele é quem vai ficar de olho em qualquer tipo de descuido, que vai muito além das questões financeiras: descuidos sociais, sanitários, ambientais, trabalhistas etc.
A Jornada Agro Íntegra oferecerá capacitação gratuita a pequenas e médias empresas e cooperativas do setor agro sobre integridade e compliance na busca da construção de soluções para a integridade, transparência, capacitando e permitindo que as empresas do setor cresçam neste ramo.
Novas gerações buscam por novas soluções
Os insumos mais raros, nesse mundo moderno, são os valores, conceitos e ética, gerando uma desconfiança global no futuro, e esse programa pretende trazer a resposta para um público mais jovem que, em breve, assumirá a direção das empresas.
Jornada Agro Íntegra
O programa, que acontece de forma virtual até o dia 9 de dezembro, tem o objetivo de fortalecer as práticas de integridade e compliance em pequenas e médias empresas (PMEs) e cooperativas do setor agropecuário.
Os participantes terão a oportunidade de acessar, gratuitamente, conteúdo, treinamentos, mentorias especializadas e ferramentas práticas para lidar com os desafios relacionados ao tema integridade, proporcionando com que seus empreendimentos se tornem mais transparentes e competitivos.
Em alta no mundo corporativo, o compliance tornou-se imperativo para o desenvolvimento das empresas e significa estar em conformidade com normas, leis, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidas. Tem como finalidade garantir relações éticas em negócios e instituições.
Leia também:
Gestão financeira do negócio rural – Como começar?