O objetivo é esclarecer as medidas que precedem a retirada da vacinação contra a febre aftosa
Produtores rurais de gado de leite e corte do Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de participar de evento que tem como objetivo esclarecer as medidas que precedem a retirada da vacinação contra a febre aftosa com segurança e como será feita a vigilância da doença após a retirada.
O 4º Fórum do Estado do Rio de Janeiro: Pnefa – Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, acontecerá no próximo dia 10/12, quinta-feira, das 14h às 17h, fazendo parte de uma série de encontros realizados em todo o Brasil, envolvendo toda a cadeia produtiva, órgãos de controle, universidades, instituições públicas e privadas.
Assim como ocorreu em outros estados, o Fórum do Rio de Janeiro será realizado de forma online, na plataforma Zoom, devido a pandemia da covid-19, para segurança de todos.
O evento está sendo organizado pela Faerj – Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, por intermédio da Superintendência de Defesa Agropecuária, e do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
É importante que o produtor saiba que a vacinação faz parte de um Programa desenvolvido em todo o país, que o Estado está caminhando para que em algum momento possa ser considerado estado livre de febre aftosa, sem vacinação, e, principalmente, que este status depende muito da participação dos produtores. Isso vai valorizar, com certeza, a atividade da pecuária no Estado do Rio de Janeiro. O fórum vem informar o que está sendo feito a nível federal e estadual.
As palestras darão informações sobre a situação e os impactos do Programa Nacional para a Vigilância da Febre Aftosa – Pnefa nos Estados; as ações a serem empreendidas em caso de ocorrência de surtos de febre aftosa, suas consequências e o papel do produtor nesses casos; o sistema disponível para notificação, por produtores e público em geral, de suspeita e/ou ocorrência da doença; e os avanços no status sanitário dos Estados livres de vacinação e a abertura de novos mercados.
A programação e a inscrição para participação no evento, estão disponíveis no LINK.
Leia também: