Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoEsportes RuraisGestão, Mercado e EconomiaTurismo e Lazer

Principais doenças no casco dos cavalos

Cavalo no galope com detalhe para os cascos
Saiba um pouco mais sobre as principais doenças de casco em cavalos
 
Os cascos amortecem o impacto exercido sobre as patas, evitando complicações nas articulações, além de oferecer mais equilíbrio durante o deslocamento, por isso, doenças que acometem os cascos podem ser muito perigosas para o animal.
 
Saiba um pouco mais sobre as principais doenças de casco em cavalos e esteja preparado para identificar qualquer um desses problemas.

DICA PRINCIPAL: Após o animal ter realizado suas atividades cotidianas, é necessário avaliá-lo com atenção para verificar a existência de machucados. Trate os ferimentos, independentemente da gravidade, com cuidado para não se tornarem porta de entrada para sujeiras e matérias estranhas.

Rachadura. Os cascos descascam quando são expostos a atividades constantes sobre superfícies resistentes. Sem a devida manutenção, as rachaduras podem tornar o caminhar desconfortável para o animal, então, fique atento.

PREVENÇÃO! A forma mais simples de prevenir rachaduras nos cascos é evitar deslocamento dos seus equinos sobre superfícies duras, como asfalto e concreto, por exemplo. Mantenha a ferragem sempre perfeitas condições!

Abscessos. Surgem na parte macia da pata do equino e podem ser resultantes de machucados e até de picadas de insetos.

PREVENÇÃO! Mantenha uma rotina consistente de limpeza dos cascos para não acumular sujeiras. Se a causa for picadas de insetos, borrife um produto repelente no animal.

Sapinho. Com odor peculiar, se deve à proliferação de bactérias comuns em ambientes de grande umidade.

PREVENÇÃO! Ofereça ambientes com boas condições de higiene para os equinos, atenção para a manutenção da limpeza das baias.

Quittor. Quando a sujeira entra em contato com um ferimento na perna do cavalo, pode acarretar complicações para o casco. 

PREVENÇÃO! Após as atividades, realize sempre uma limpeza completa das patas e do casco do equino.

Cascos secos. Cascos muito secos, ficam mais suscetíveis a rachaduras e lascas. Pode ser tão ou mais perigosos do que os cascos sempre molhados.
PREVENÇÃO! Ofereça para os cavalos o fortalecimento nutricional necessário. Utilize produtos que contribuam para o fortalecimento dos cascos. 

Laminite. Esta doença se manifesta na lâmina do casco. É relativamente simples identificar essa doença. Observando a manifestação de alguns sintomas, como: sudorese, dificuldade para caminhar e casco aquecido. Nos quadros mais graves, pode levar o osso a penetrar o pé do equino. 

ATENÇÃO!!!! Infelizmente, alguns animais precisam ser eutanasiados quando afetados pela laminite.

PREVENÇÃO! Ofereça uma dieta balanceada, reduzindo as chances de reações alérgicas. Selecionar os produtos de uso tópico, evitando aqueles não específicos para cavalos, pois, estes podem causar graves quadros alérgicos.

Síndrome navicular. Pode se manifestar tanto como uma inflamação do tecido responsável por envolver o osso, quanto como uma degradação do tecido ósseo. O equino passa a ter grande dificuldade para se locomover. 

ATENÇÃO!! É um problema não reversível.

PREVENÇÃO! As medidas para prevenir a síndrome navicular incluem não deixar o animal acumular sobrepeso, realizar o processo de ferrageamento corretamente e evitar que o equino exerça muita pressão em seus calcanhares enquanto caminha.

Infecções. Se os seus cavalos ficam constantemente expostos à chuva e em áreas com excesso de água, podem desenvolver quadros graves de infecções fúngicas e bacterianas. Além do excesso de umidade, há outro fator que também contribui para a fragilização dos cascos nesse contexto, que é o acúmulo de sujeiras e impurezas nas ranilhas.

PREVENÇÃO! Use selantes nos cascos uma ou duas vezes por semana, se possível, sempre que for soltá-los nos piquetes.
ATENÇÃO!! A aplicação deve ser realizada somente na sola e na muralha. Não pode ser aplicado na ranilha e na coronária. 

Cuidados de higiene
Cuide para que os ambientes dos animais não sejam propícios para a proliferação de agentes prejudiciais à saúde deles. Fique de olho, também, à limpeza do ambiente de descanso.

Tem mais alguma dica? Já teve algum problema que gostaria de relatar? Mande mensagem para a gente.

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *