Também conhecido como Cuscuz de Milho ou Pão de Milho, acho que esta é a receita mais simples da Terra! Barato e muito nutritivo, é uma herança da cozinha norte-africana, trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.
É feito com farinha de milho em flocos umedecida e cozida no vapor, e se assemelha a um bolo quando é cozido na cuscuzeira. Na falta da cuscuzeira, pode ser feito no prato (cuscuz no prato) e cozido no vapor em uma panela grande. Faz parte do tradicional café da manhã nordestino! Meu pai, como bom cearense, era viciado nele. Onde eu estivesse dentro de casa, já sabia que ele estava fazendo o seu cuscuz, que em poucos minutos seria devidamente saboreado com generosas porções de manteiga!
Boas lembranças! Mas vamos ao que interessa!
O que usaremos?
– 1/2 pacote de milharina
– Água (aproximadamente 1 xícara)
– 1 pitada de sal
– Água (aproximadamente 1 xícara)
– 1 pitada de sal
E só! É isso! Acabou! Não é possível! Sim, é possível!
Como fazer?
Em uma bacia coloque a milharina e sal a gosto. Despeje a água aos poucos. Com as mãos amasse o cuscuz bem forte para a massa escapar entre os dedos.
Atenção! A massa não pode ficar muito mole!
Coloque na cuscuzeira já preparada com água e deixa descansar por 20 minutos. Leve ao fogo médio por 15 minutos. Apague o fogo e deixe tampado ainda por 5 minutos.
Tá pronto, o cuscuz nordestino tradicional! Capriche na manteiga, colocando-a enquanto o cuscuz ainda está quente! Pode ser saboreado com leite num prato fundo ou tijela. Lambuze-se com moderação!
Tem alguma receita da sua região que você queira compartilhar?
Leia também: