Habitat – rios, córregos, lagoas, represas etc.
Ocorrência – em todo o Brasil.
Hábitos – extremamente ligeiros e valentes
Alimentação – frutos, sementes, insetos, minhocas, ovas de outros peixes e muitos outros itens.
Predadores naturais – é base da alimentação de diversos peixes predadores.
Ameaças – muito apreciado pelo sabor de sua carne e como isca natural viva para outras espécies. O lambari de rabo amarelo (Astyanax altiparanae) é a espécie que mais se adaptou em cultivo comercial em tanques para produção de isca, apresentando crescimento rápido, com apenas 4 meses chega a 7 cm e peso entre 20 e 50 gramas, tamanho ideal para a comercialização.
O equipamento
Assim como outras espécies, os peixes como lambari ficam mais agitados durante o verão e menos ativos no inverno. Por isso, muitos pescadores preferem utilizar varas menores durante o verão, de até 3,0 m. Os peixinhos estarão se movimentando muito próximos à margem, e ao utilizar um equipamento muito longo, você pode acabar não alcançando. Já no inverno, prefira varas de até 6,0 m para buscar os lambaris que estão se movimentando menos e localizados longe da margem.
– Linha: você pode usar uma 0,20 ou 0,30 mm (vai que entra um peixe de espécie maior), incolor mesclada.
– Anzol: Quando for comprar peça anzol para lambari que o vendedor já sabe o tamanho certo. Dê preferência os sem fisga.
– Boia: Se for pescar em água parada pode sim utilizar uma boia, mas bem pequena.
As iscas
Os lambaris são meio que lixeiros, comem de tudo, tudo o que cai na água eles comem; sementes, frutinhas, pedacinhos de massas ou comida humana. Eles são devoradores mesmo. Uma boa dica é antes de iniciar a pescaria fazer uma ceva aonde for pescar, seja com grãos ou com a própria massa que for usar (quirera grossa de milho, macarrão e ração). Jogue a ceva onde eles estão propensos a ficar e aguarde a ação deles. Observe. Eles percebendo que tem comida nesse local, eles ficarão até a comida acabar, e é ai que você entra em ação com sua varinha e isca esperando o ataque. Para colocar a ceve no local desejado, você pode tanto jogar pequenas quantidades na água a cada 10 ou 15 minutos, ou coloca-la em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.
– Minhocas
– Frutinhas da região
Vestimenta
Não importa o tamanho dos peixes que você está pescando, é essencial que utilize a vestimenta correta. Ao utilizar camisas de pesca com proteção UV, por exemplo, você se protege da radiação solar, que pode causar uma série de problemas de saúde, desde queimaduras a insolação, náuseas e até câncer de pele. Os tecidos dry fit podem auxiliar no controle da temperatura corporal, evitando que o corpo perca calor, além disso, são confortáveis e flexíveis, e facilitam os movimentos na hora de da pescaria, mesmo sendo do pequeno lambari. Lembre-se de proteger-se dos mosquitos e de usar calçados apropriados também.
Método
Com falamos anteriormente, a pesca do lambari é muito simples. Comece procurando um lugar calmo. A profundidade que esses peixes se encontram depende muito das estações do ano: no inverno, os lambaris ficam mais para o fundo, enquanto em dias quentes, mais no raso.
Leia também: