Ícone do site AGRONEGÓCIO

BlogViagem RuraltecTV – Destinos desvendados: Parque Estadual do Ibitipoca

Serra do Ibitipoca
Dando continuidade à matéria da semana passada sobre o turismo rural na Região do município de Lima Duarte/MG, vamos falar hoje sobre uma das mais belas unidades de conservação brasileira, o Parque Estadual do Ibitipoca.

Conceição de Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte/MG e comporta o parque mais visitado do Estado de Minas Gerais: o Parque Estadual do Ibitipoca. Um verdadeiro paraíso na Zona da Mata Mineira, com acesso através de 27 km de estrada de terra.

 
A vila de Conceição oferece ótimas opções de hospedagem, gastronômicas e eventos musicais, que reúnem centenas de pessoas todos os anos. Conserva ruas de paralelepípedos e casinhas coloridas, unidas à hospitalidade dos locais, o que mantém seu clima interiorano.
O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. Está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. A palavra “Ibitipoca” em tupi-guarani significa ybytyra – serra, pok – estouro, possível referência às tempestades elétricas comuns na região. Há quem diga ainda que seu significado seria “Casa de Pedra”, em uma alusão à grande quantidade de cavidades naturais ali existentes e que serviam de abrigo para os índios. 
A área é um reduto ecológico de 1.488 hectares, com opções para quem curte aventura e também tranquilidade. As trilhas são bem sinalizadas e a estrutura preservada. Suas atrações são divididas em 03 circuitos, portanto o período mínimo recomendado de estadia na região para quem deseja desbravar todas as atrações é de 04 dias.
 
Janela do Céu

O percurso completo possui 16 Km e é um passeio cansativo e desafiador, mas a paisagem do alto da Janela do Céu compensa todo o esforço. O percurso passa pelo Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico do Ibitipoca, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Janela do Céu e Rio Vermelho.

Pico do Pião

O segundo roteiro mais longo do parque também reúne paisagens incríveis e algumas grutas. São cerca de 11 Km contando ida e volta e o percurso passa pelo relógio de sol, Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião e Ruínas da Capela no Pico do Pião.
Circuito das Águas
Este é o menor percurso do parque, com cerca de 5 Km de trilha, ideal para quem quer apreciar as cachoeiras, lagos e descansar em um belo cenário. Neste roteiro você irá conhecer: Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos e Rio do Salto.
No entorno do parque existe a possibilidade de conhecer as trilhas não oficiais e fazer passeios como trekking, caminhada, cavalgadas, jipe tour e bote.
A vegetação da região é composta por campos rupestres e suas árvores de médio porte, rochas, bromélias e orquídeas. Nas partes mais altas, o que predomina são os campos de altitude; nas mais baixas, a Mata Atlântica. Na maior parte do tempo, a vegetação é rasteira e a exposição aos raios solares é total. Nada impede que uma nuvem súbita ocupe o céu, que uma neblina desça e que haja trovoadas seguidas de sol, tudo no mesmo dia.
Não se esqueça de se hidratar e usar protetor solar durante todo o dia. Se possível, carregue em sua mochila uma capa de chuva para evitar que sua saúde se prejudique com as mudanças bruscas no clima.

Durante seu passeio, existe a possibilidade de avistar o lobo-guará, animal-símbolo do parque e uma das 20 espécies de mamífero presentes ali. Faça uma bela foto e não lhe dê comida.

O parque fica aberto diariamente, das 7h às 17h, com limitação de mil visitantes ao dia, portanto chegue cedo, pois não há possibilidade de reserva ou compra com antecedência.

Contato: Parque Estadual do Ibitipoca
(32) 3281-1101
peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br

 

 
 
 
 
Leia também:
 
Sair da versão mobile