Conheça alguns desses aliados:
Abelha. Já se sabe que sem as abelhas a cadeia alimentar seria destruída, causando até mesmo a extinção da vida na Terra. O processo de polinização, do qual ela é um dos principais agentes, é o que torna possível a produção alimentar e a nossa sobrevivência. A presença delas indica também a diversidade de plantas em sua horta e que ela está saudável! Tenha uma visão mais amigável em relação a elas. Sua importância é tão grande, que alguns apicultores alugam suas criações para agricultores polinizarem suas plantações.
ATENÇÃO! Se o enxame for muito grande, o recomendável é chamar o corpo de bombeiros para uma avaliação e orientação mais adequada ou um técnico especializado. Existem técnicos e empresas especializadas na retirada de enxames de forma segura que possibilite a utilização destes para a produção.
Percevejo. Ao lado de escaravelhos, os percevejos constituem o “exército dos mais temidos” das pragas de hortas. Pequenas pestes, como pulgões e formigas, que se alimentam do caule e das plantas, tendem a abandonar a “vizinhança” dos percevejos. As que ficam, coitadas, são devoradas por eles!
Libélula. A “ave rapina dos insetos”! Ela está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais. Elas comem sem parar e, apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas em um dia.
DICA IMPORTANTE!! Não plante sua horta em locais onde habitam predadores da libélula (como grandes aranhas, rãs e sapos).
Muitas pessoas tem nojo de insetos, minhocas e aracnídeos. Mas quem pretende trabalhar com a terra precisa se acostumar com eles e, mais do que isso, tornar-se amigo daqueles que podem lhe ajudar a ter uma horta saudável, rentável e com produtos deliciosos!