Já falamos que o produtor rural deve se transformar em um empreendedor rural e que a propriedade deve ser vista como uma empresa, um negócio. E como empresa deve dar lucro!
Desta forma, se você já está convencido da sua posição de empreendedor, você deve ter em mente obter lucro em sua empresa rural! Para tal você pode se planejar utilizando estratégias adequadas para este objetivo. Como sempre gostamos de lembrar, começar com um bom planejamento e organização torna possível otimizar processos tornando-os mais eficientes.
O uso de tecnologias, de manejos adequados, de sistemas de gestão de produção e de tempo, são algumas rotinas que auxiliam produtores rurais a terem uma visão mais ampla do negócio, facilitando o gerenciamento de toda a cadeia produtiva, o que certamente auxiliará vai gerar lucro em sua empresa rural!
Fique atento a algumas ações que vão lhe auxiliar:
Manejo integrado.
Apostar em manejos, com estratégias como os 3Rs (reciclar, reutilizar e reduzir), gerenciamento de resíduos, manejos de irrigação, manejo do solo, de vegetação ciliar, de pragas e doenças, manejo das criações, uso consciente dos recursos hídricos, manutenção e monitoramento de máquinas e implementos… Identifique as iniciativas que podem ser implementadas na sua propriedade e evite que investimentos desnecessários sejam feitos.
Tecnologias.
Investir em tecnologias garante a eficiência de diversas etapas da cadeia produtiva. Sistemas de irrigação, pulverizadores, identificação de pragas, acesso virtual a fornecedores de insumos, acesso direto aos consumidores finais. Tudo isto pode trazer grandes benefício no final das contas.
Diversificação da produção.
É preciso ter em mãos um mix de produtos disponíveis a diversos nichos de mercado, alcançando assim um número maior de consumidores… A diversificação permite manter seus rendimentos em vários períodos e sempre no azul.
Parcerias.
Boas parcerias podem ajudar a se destacar no mercado, tanto pela qualidade dos produtos oferecidos quanto pelo preço. Você pode fechar parcerias por meio de cooperativas e associações de produtores, otimizando a compra de insumos, com descontos em insumos e maior escala de entrega de produtos e a venda dos produtos, rateando questões como armazenagem, transporte etc.
Turismo rural
O turismo rural se tornou uma grande aposta de geração de renda rural. Além dos valores captados com estadia, passeios, alimentação, o turismo rural agrega valor aos seus produtos e promove a valorização dos hábitos culturais da região.
Softwares de gestão
Análise de custos, melhoria dos manejos, controle de estoque, cadastros de clientes, de fornecedores, etc. Um bom sistema pode auxiliar na tomada de decisões, diminuindo os riscos e prejuízos.
Processo de produção
Conhecer todo o processo de produção, desde a criação, passando pela engorda, o abate até a venda direta ao consumidor final, sem a participação de terceiros, melhora preços e otimiza o lucro de sua empresa rural.
Crédito
Obter recursos financeiros para investimentos é o grande gargalo da produção rural. Então, as Cooperativas de Crédito oferecem diversas oportunidades para que o pequeno agricultor possa ganhar espaço no seu segmento e, com isso, melhorar a sua lucratividade. Procure uma Cooperativa mais próxima de você e avalie as condições de crédito que ela oferece.
Não se esqueça! Você é um empresário! Um empreendedor! Deve estar atento o tempo inteiro em gerar renada e lucro na sua proriedade, na sua EMPRESA RURAL!
Leia também:
Como tornar pequenos negócios rurais mais competitivos