Cuidados pré-parto e no parto auxiliam na manutenção de baixas taxas de mortalidade de bezerros e maximizam o potencial genético
O momento do nascimento e os minutos que o sucedem são fundamentais para uma vida produtiva de alta qualidade.
A atenção com a alimentação, bem-estar e calendário de vacinação das mães é o começo deste processo de garantia de um bom bezerro. Além disso, um manejo de nascimento com calma e agilidade também colaboram neste sentido.
Para complementar este período de desenvolvimento, o produtor deve ter atenção especial a saúde do animal, principalmente em seus primeiros 60 dias de vida.
Pré-Parto
Manter as ‘maternidades’ separadas dos demais animais, limpas, secas e com sombreamento. Ter em mãos todos os equipamentos adequados ao parto. Inclusive aqueles equipamentos de emergência como o fórceps bovino. Com o ajuste na catraca do equipamento, o animal é retirado sem muito esforço.
Parto
Tudo deve ocorrer da maneira mais natural possível. É recomendável a presença de um veterinário no ato.
Cura do umbigo
O cordão umbilical deve ser imediatamente imerso no iodo durante 30 segundos. Repita esse procedimento duas vezes por dia, até a secagem do umbigo e o seu desprendimento.
ATENÇÃO! Uma cura mal feita do umbigo, resulta em animais fracos, podendo até levar a morte. Se o bezerro estiver em um local infectado com o umbigo mal curado, a possibilidade de infecção se torna enorme.
Limpeza do recém-nascido.
É importante que a mãe faça a limpeza correta de todos os fluídos no recém-nascido, garantindo que ele consiga fazer a ingestão correta do colostro.
ATENÇÃO! Quando a mãe não executa essa limpeza de modo eficiente, o filhote pode aspirar líquido amniótico. Nesse caso, a limpeza das vias aéreas do filhote deve ser realizada manualmente e o quanto antes, com equipamentos apropriados! O respirador para bezerros neonatos é o equipamento para sugar essa secreção.
Ingestão do colostro
O colostro deve ser o primeiro alimento a ser consumido pelo bezerro nas primeiras 12 horas de vida, o que aumentará os anticorpos necessários para a imunidade do bezerro.
ATENÇÃO! Caso o bezerro não queira mamar nas primeiras horas de vida, é necessário a utilização de mamadeiras para aleitamento forçado.
Vermifugação e vacina
Os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade, de acordo com o calendário sanitário.
Após a desmama os bezerros devem entrar no programa de vermifugação estratégica e de vacinação adotados na propriedade.
Esses são cuidados sanitários que levarão seu negócio a um patamar de melhor qualidade.
Leia também:
Bem estar animal na pecuária – bezerros com problemas nas articulações
Pecuária – Lâmpadas de aquecimento, uma alternativa contra a mortalidade por frio