Ícone do site AGRONEGÓCIO

Plantando limão (diretamente no solo ou em vaso)

Limões no pé
O limoeiro é uma frutífera rústica, que pode ser facilmente cultivada em pomares, quintais e também em vasos, desde que receba os cuidados apropriados
 
Sua propagação acontece por meio do plantio das sementes ou por enxertia. Os limoeiros devem ser adquiridos com fornecedores de confiança ou a partir de mudas saudáveis e fortes.

O solo

Entre as frutíferas, o limão não é a mais exigente em relação ao solo e se desenvolve bem em diferentes condições. O mais indicado é que seja um solo leve e profundo.

O local escolhido para o plantio deve receber bastante sol. As covas devem ter, aproximadamente, 50 x 50 cm (em profundidade e largura) e o solo deve estar molhado para realizar o plantio.
 
Ao fazer o transplante, retire a muda com cuidado mantendo um torrão em torno das raízes (e coloque na mesma posição em que estava no saquinho ou outro recipiente).

O clima

O limoeiro se desenvolve melhor em regiões com temperaturas mais altas, que ajudam no desenvolvimento da árvore e no amadurecimento dos frutos.

A época de plantio

Períodos chuvosos são os mais recomendados. De preferência, escolha um dia com pouco sol para fazer o plantio.

As regas

Devem ser generosas e realizadas no início da manhã ou final da tarde.

A floração

Geralmente, aparece nas cores branco ou rosa e são sempre muito perfumadas.

A poda

Recomenda-se realizar a poda de limpeza, que deve ser feita durante toda a vida da árvore. Essa poda tem como objetivo revigorar a árvore antes de cada safra.

Recém plantada a árvore, devemos eliminar os brotos que surgem logo abaixo da copa e do ponto de enxertia. Esses brotos são ladrões e se alimentam da seiva da planta enfraquecendo-a. A maioria das árvores frutíferas deve ser podada no inverno.
Quando a planta estiver mais velha, com cerca de quatro anos ou mais, devemos eliminar todos os galhos secos, malformados e doentes que a árvore apresentar.

Colheita

A produção de limões começa a partir do terceiro ano.

O Cultivo em vaso
 
Por ser uma árvore mais rústica, o limoeiro se adapta muito bem ao cultivo em quintais. A dica é adquirir mudas saudáveis, preferencialmente enxertadas e já produzindo.

As variedades de siciliano e galego se adaptam muito bem ao cultivo em vasos, mas há recomendações especiais.

Escolhendo o vaso

Tamanho: o limoeiro deve ser plantado em vasos que tenham mais de 25 litros para dar frutos e se desenvolver bem.

Drenagem: é essencial criar uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida, brita ou cascalhos de telhas.  O excesso de água acumulado no fundo do vaso pode danificar as raízes e, consequentemente, a absorção dos nutrientes. Além disso, causa estresse à planta.

Preparo do solo: deve ser leve e rico em nutrientes. Indicamos a receita: prepare o solo com 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo.
A luminosidade: o vaso precisa ser posicionado em um local que receba luz solar direta por, no mínimo, 4 horas durante o dia. Essa dica é fundamental para vários tipos de frutíferas cultivadas em vasos.
As regas: devem ser frequentes, mas sem deixar a planta encharcada. A frequência indicada é de uma vez ao dia. No inverno, diminua a frequência. Verifique sempre se o vaso está com uma boa drenagem.

Seguindo estes passos, você terá uma planta saudável e que dará frutos de qualidade!

Leia também:
 
Sair da versão mobile