O solo
Entre as frutíferas, o limão não é a mais exigente em relação ao solo e se desenvolve bem em diferentes condições. O mais indicado é que seja um solo leve e profundo.
O clima
O limoeiro se desenvolve melhor em regiões com temperaturas mais altas, que ajudam no desenvolvimento da árvore e no amadurecimento dos frutos.
A época de plantio
Períodos chuvosos são os mais recomendados. De preferência, escolha um dia com pouco sol para fazer o plantio.
As regas
Devem ser generosas e realizadas no início da manhã ou final da tarde.
A floração
Geralmente, aparece nas cores branco ou rosa e são sempre muito perfumadas.
A poda
Recomenda-se realizar a poda de limpeza, que deve ser feita durante toda a vida da árvore. Essa poda tem como objetivo revigorar a árvore antes de cada safra.
Colheita
O Cultivo em vaso
As variedades de siciliano e galego se adaptam muito bem ao cultivo em vasos, mas há recomendações especiais.
Escolhendo o vaso
Tamanho: o limoeiro deve ser plantado em vasos que tenham mais de 25 litros para dar frutos e se desenvolver bem.
Drenagem: é essencial criar uma camada de drenagem, que pode ser feita com argila expandida, brita ou cascalhos de telhas. O excesso de água acumulado no fundo do vaso pode danificar as raízes e, consequentemente, a absorção dos nutrientes. Além disso, causa estresse à planta.
Preparo do solo: deve ser leve e rico em nutrientes. Indicamos a receita: prepare o solo com 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser adicionado ao preparo.
A luminosidade: o vaso precisa ser posicionado em um local que receba luz solar direta por, no mínimo, 4 horas durante o dia. Essa dica é fundamental para vários tipos de frutíferas cultivadas em vasos.
As regas: devem ser frequentes, mas sem deixar a planta encharcada. A frequência indicada é de uma vez ao dia. No inverno, diminua a frequência. Verifique sempre se o vaso está com uma boa drenagem.
Seguindo estes passos, você terá uma planta saudável e que dará frutos de qualidade!