DICA PRINCIPAL: Após o animal ter realizado suas atividades cotidianas, é necessário avaliá-lo com atenção para verificar a existência de machucados. Trate os ferimentos, independentemente da gravidade, com cuidado para não se tornarem porta de entrada para sujeiras e matérias estranhas.
Rachadura. Os cascos descascam quando são expostos a atividades constantes sobre superfícies resistentes. Sem a devida manutenção, as rachaduras podem tornar o caminhar desconfortável para o animal, então, fique atento.
PREVENÇÃO! A forma mais simples de prevenir rachaduras nos cascos é evitar deslocamento dos seus equinos sobre superfícies duras, como asfalto e concreto, por exemplo. Mantenha a ferragem sempre perfeitas condições!
PREVENÇÃO! Mantenha uma rotina consistente de limpeza dos cascos para não acumular sujeiras. Se a causa for picadas de insetos, borrife um produto repelente no animal.
PREVENÇÃO! Ofereça ambientes com boas condições de higiene para os equinos, atenção para a manutenção da limpeza das baias.
Laminite. Esta doença se manifesta na lâmina do casco. É relativamente simples identificar essa doença. Observando a manifestação de alguns sintomas, como: sudorese, dificuldade para caminhar e casco aquecido. Nos quadros mais graves, pode levar o osso a penetrar o pé do equino.
ATENÇÃO!!!! Infelizmente, alguns animais precisam ser eutanasiados quando afetados pela laminite.
PREVENÇÃO! Ofereça uma dieta balanceada, reduzindo as chances de reações alérgicas. Selecionar os produtos de uso tópico, evitando aqueles não específicos para cavalos, pois, estes podem causar graves quadros alérgicos.
ATENÇÃO!! É um problema não reversível.
PREVENÇÃO! As medidas para prevenir a síndrome navicular incluem não deixar o animal acumular sobrepeso, realizar o processo de ferrageamento corretamente e evitar que o equino exerça muita pressão em seus calcanhares enquanto caminha.
PREVENÇÃO! Use selantes nos cascos uma ou duas vezes por semana, se possível, sempre que for soltá-los nos piquetes.
Cuidados de higiene
Cuide para que os ambientes dos animais não sejam propícios para a proliferação de agentes prejudiciais à saúde deles. Fique de olho, também, à limpeza do ambiente de descanso.
Leia também: