Ícone do site AGRONEGÓCIO

Silagem de trigo – Projeto para impulsionar esta alternativa

Lavoura de trigo
O uso de silagem de trigo para alimentação de bovinos cresce cada vez mais no Brasil, sobretudo em estados da região Sul do país
 
O produto, que apresenta uma série de vantagens, pode ser oferecido tanto para gado de leite como para gado de corte. Em Minas Gerais, porém, a silagem de trigo ainda não é um recurso utilizado em larga escala. Nesse sentido, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EPAMIG) desenvolve um projeto para impulsionar essa alternativa de alimentação animal.
 
Boa parte das cultivares de trigo disponíveis e adaptadas para as condições de clima e solo de Minas Gerais não são aptas para a silagem de trigo devido a características anatômicas e normalmente contêm uma estrutura denominada ‘arista’ que dificulta a digestão por parte dos animais e inviabiliza a utilização do trigo como silagem. Para resolver o problema, a EPAMIG realizou pesquisas com a cultivar de trigo MGS Brilhante, que não possui aristas e está plenamente adaptada às condições edafoclimáticas de Minas Gerais, já utilizada por produtores para produção de grãos.
A MGS Brilhante tolera temperaturas mais elevadas e certo déficit hídrico na entressafra. Além disso, a cultivar, de porte alto, é resistente ao tombamento (acamamento). Em condições de sequeiro com incidência regular de chuvas no período de março a setembro, a MGS Brilhante produz entre 25 e 35 toneladas de silagem por hectare. Já sob irrigação, a cultivar produz mais de 50 toneladas de silagem por hectare.

Vantagens da silagem de trigo

A tecnologia é uma alternativa de produção de forragem na entressafra, com alto valor proteico e energético. Em Minas Gerais, o trigo é cultivado entre os meses de março e setembro, justamente na entressafra, período em que boa parte das áreas produtoras estão paradas, principalmente aquelas dedicadas à produção de forragem para alimentação animal. Então, a cultura do trigo entra normalmente em áreas que estão ociosas.

Quando questionado sobre os equipamentos necessários para produzir silagem de trigo, Maurício enfatiza que não há segredos. Os maquinários utilizados na produção são os mesmos demandados na ensilagem de milho e sorgo.
 
As sementes de trigo da cultivar MGS Brilhante da EPAMIG já estão disponíveis para comercialização. Interessados em adquiri-las ou saber mais sobre a implantação de Unidades Demonstrativas deverão entrar em contato com a empresa pelo e-mail asagro@epamig.br.
 
Fonte: Cultivar

Leia também:
 
Sair da versão mobile