APICULTURA -  Como montar um apiário

Agricultor com tablet no campo junto ao pivot de irrigação
A proposta é de aumentar a produtividade de pequenos e médios produtores
 
A Atomic Agro, startup que oferece soluções para pequenos e médios produtores agrícolas, decidiu tornar 100% gratuito o uso de sua plataforma para os produtores cadastrados, uma mudança de rumo estratégica definida pela agtech, que no início do ano recebeu um aporte de R$ 3 milhões liderado pela Capital Lab.

“Decidimos implementar esse novo posicionamento pois ficou muito evidente para nós que os produtores rurais são nossos parceiros, e não clientes. Há uma relação de confiança na medida em que o produtor investe o seu tempo colocando os dados do seu negócio na nossa plataforma, mas sabe que terá de volta muitas informações estratégicas para empoderar as suas decisões”, explica o CEO e fundador da Atomic Agro, Bruno Matozo.

A Atomic Agro cresceu exponencialmente o número de produtores cadastrados desde o início de 2020, com uma área produtiva somada que ultrapassa os 3 milhões de hectares. A empresa oferece aos produtores dados e cotações de câmbio e mercado futuro em tempo real, informações climáticas, melhores condições comerciais na compra de insumos, equipamentos, sementes e defensivos, negociações especiais em taxas de financiamento de crédito e um exclusivo sistema de comercialização, que conecta quem quer comprar com quem quer vender de forma rápida e eficiente.
O modelo de negócios é inspirado na startup norte-americana Farmers Business Network, que recentemente se transformou em um unicórnio ao levantar US$ 250 milhões de dólares em uma rodada de investimentos, momento no qual também anunciou a gratuidade da sua mensalidade. “Estávamos testando esse modelo gratuito há dois meses e ficamos felizes em ver que a maior empresa global do nosso segmento também está seguindo esse caminho. Vamos monetizar cada vez mais o nosso negócio oferecendo o acesso ao nosso banco de dados às empresas da cadeia de fornecimento de produtos e serviços para o agro”, conta Bruno.
 
Na medida em que a startup tem acesso a uma série de dados sobre o dia a dia dos pequenos produtores, o que traz um conhecimento de mercado único, permite ao mesmo tempo, oferecer soluções mais customizadas para esses agricultores. Nesse contexto, proporciona insights importantes para as empresas que fornecem produtos e serviços e que desejam se aproximar desse público.
 
Outra novidade é que a Atomic Agro foi selecionada, entre cerca de 100 agtechs, pelo Sicredi, uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, para criar um projeto piloto que vai apoiar a competitividade de milhares de produtores agrícolas cooperados. Atualmente, o Sicredi tem uma carteira de crédito de R$ 29 bilhões para o agronegócio.
 

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