Ícone do site AGRONEGÓCIO

BlogFauna RuraltecTV – Dourado

Dourado (Salminus brasiliensis antigo Salminus maxillosus)
Muito apreciado pelos pescadores esportivos, é lendário por sua bravura e resistência uma vez fisgado. Se o salmão é frequentemente citado como o alvo mais cobiçado da pescaria esportiva no hemisfério norte, na América do Sul impera o dourado.

É um dos mais conhecidos predadores do rio Paraná. Ele está presente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil, principalmente no Rio Doce, Rio Casca, Rio Paraná, Rio da Prata, Rio Paraguai e seus afluentes.

É muito apreciado pelos pescadores esportivos. É lendário por sua bravura e resistência uma vez fisgado. Inúmeras empresas turísticas, especialmente na Argentina, Paraguai e no Brasil, oferecem pacotes turísticos a pescadores com o objetivo de pescar dourados na bacia do Rio Paraná.
DOURADO (Salminus brasiliensis antigo Salminus maxillosus)Características – conhecido como o “rei do rio”, é das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela disposição de luta, beleza e pela exuberância de sabor. Também chamado popularmente doirado, piraju, pirajuba e saijé. Pode alcançar peso superior a 25 Kg e mais de 1 m de comprimento. Apresenta uma coloração dourada por todo o corpo com reflexos avermelhados. Cada escama tem um pequeno risco preto no meio, formando assim linhas longitudinais da cabeça a cauda.
Habitat – águas rápidas, corredeiras e cachoeiras, assim como as margens de barranco, bocas de corixos e galhadas no meio dos rios.
Ocorrência – bacia do Paraná, bacia de São Francisco, bacias do Rio Doce e do Paraíba do Sul (estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Sul de Goiás).
Hábitos – costuma nadar em cardumes e em águas rápidas.
Alimentação – carnívoro voraz, alimenta-se de qualquer espécie de peixe, inclusive de pequenas aves, embora prefira lambaris e sardinhas. 
Reprodução – se reproduz durante a Piracema, necessita da correnteza dos rios para completar o seu ciclo reprodutivo.
Ameaças – espécie cada vez mais difícil de se encontrar, praticamente não é mais encontrado em muitos rios, onde antes era abundante. A construção de barragens e o represamento dos rios têm trazido problemas para a sobrevivência desse peixe, impedindo a sua reprodução. A pesca predatória, a poluição e destruição do habitat são também grandes ameaças.
Leia também:
Sair da versão mobile