Calibragem. Faça-a conforme as orientações do fabricante! Isso fará com que os veículos agrícolas façam menor pressão sobre o solo, não compactando-o.
Pressão ficar muito alta: também há o problema do footprint. No entanto, nesse caso, o pneu vai ficar oval, destacando o centro da rodagem. Como o contato com o solo vai ser menor, a força de tração vai ficar reduzida. O desgaste vai ser mais rápido e irregular exatamente da linha do centro do pneu. A correta pressão garante um desempenho melhor do trator agrícola, prolongando a vida útil da peça, apresentando uma tração adequada e distribuindo melhor a carga.
Monitore a pressão. Após a calibragem inicial, é necessário controlar a pressão semanalmente. Usando um medidor de pressão, esse procedimento se torna fácil para o produtor rural. Se possível, faça a verificação sempre antes de iniciar as operações do campo.
Índice de patinagem. A patinagem do pneu é importante para reduzir o esforço no eixo, tornar a operação mais branda para os componentes e aumentar a durabilidade dos materiais. O problema no excesso de patinagem, porém, é que ele retira a força de tração da máquina, contribui para o aumento no consumo de combustível, reduz o rendimento e desgasta os pneus e outros componentes mecânicos. Para avaliar se o índice de patinagem do pneu está correto, costuma-se monitorar as marcas do pneu no solo:
- marcas indefinidas: indicam um alto índice de patinagem, tornando necessário aumentar a lastração;
- marcas evidentemente definidas: indicam baixa patinagem, exigindo a redução do peso de carga.
Para saber o índice correto, é preciso fazer um teste prático. O procedimento é simples:
- faça uma marca na lateral de um dos pneus traseiros, apenas para servir como ponto de referência para medir o número de voltas completas;
- marque com uma estaca o ponto inicial e, com o implemento levantado (ou sem implemento), movimente o veículo até que o pneu atinja 10 giros completos, marcando com outra estaca o ponto final onde ficou a referência marcada no pneu;
- agora, com o implemento abaixado, faça o mesmo trajeto entre as estacas, contando o número de giros do pneu (considere a fração do pneu ao parar acima da marca final).
Por exemplo, se o pneu deu 13 voltas e meia para completar o trajeto, basta aplicar a regra de 3. Então, a conta seria assim: 13,5 – 10 = 3,5; 3,5 x 100 / 10 = 35%.
- avaliação visual: observe se as barras de tração estão desgastadas (uma redução maior do que ¼ em relação a pneu novo já pode evidenciar a necessidade de troca);
- comportamento do veículo: redução na capacidade de tração pode ser um indício de que a peça já chegou ao limite.
Local de armazenagem. Cuidados com o armazenamento também fazem parte da manutenção dos pneus agrícolas. Não é bom que eles sejam armazenados já montados. Mas se isso for necessário devido a algumas necessidades específicas da propriedade, é importante seguir algumas recomendações:
- não deixe o pneu em contato com água, graxa ou óleos;
- não o deixe próximo a motores elétricos (eles liberam ozônio, gás prejudicial ao material do pneu).
A manutenção dos pneus agrícolas é fundamental para garantir a qualidade da operação, a preservação do solo e evitar perdas por amassamento.
Fonte: Jacto