Ícone do site AGRONEGÓCIO

Pecuária de Leite – Combate ao estresse calórico

Pastagem sombreada com arborização

A eficiência das vacas leiteiras pode ser afetada significativamente pelo calor, quando expostas ao sol no pasto

Este fator leva à diminuição da produtividade e da rentabilidade do seu negócio!

E o estresse não afeta apenas a produção leiteira, ele pode provocar efeitos negativos na reprodução, distúrbios metabólicos e diminuição da eficiência do sistema de defesa, o que leva à ocorrência de doenças de todos os tipos.

Outro fator causado pelo estresse calórico é a redução no consumo de alimentos. Este fato está relacionado a um mecanismo de defesa do animal que tem por objetivo diminuir o metabolismo basal, tentando manter a temperatura do corpo constante.

Sombreamento

Esta é uma técnica simples, de baixo custo e que, se for devidamente planejada, impacta de forma positiva na produtividade, diminuindo a sensação térmica provocada pelas altas temperaturas e diminuindo a irradiação excessiva do sol.

Formas de sombreamento:

Naturais

Proporcionadas por vegetações nativas ou mesmo de reflorestamentos. Impedem a incidência solar e reduzem a temperatura ambiental por meio da atividade evaporativa das folhas, proporcionando assim o conforto térmico para os animais.

Artificial

Oferecem uma redução de 30% a 50% da carga total de calor. É importante considerar a localização e orientação da estrutura, conforme o clima e tamanho da sombra pretendida. Recomenda-se que tenha de 3,5 m² a 4,5 m² de espaço de sombra por vaca leiteira.

Outra recomendação é dispor a construção na orientação norte-sul, com o objetivo de a luz solar sob a sombra secar o chão, evitando o acúmulo de água e formação de lama, o que diminui as chances de contaminação das glândulas mamárias dos animais.

Essa alternativa de sombreamento pode ser realizada com estruturas simples como sombrites (mínimo 80% de sombra), podendo ser fixos ou móveis, sendo que a opção de móvel é indicada em situações as quais se queira evitar a formação de malhadouros, a degradação do solo e das pastagens.

Esta opção é uma alternativa interessante, no entanto, não é tão eficiente pensando em capacidade de alterar a temperatura atmosférica ou umidade relativa do ar, fatores importantíssimos para que um animal em situação de estresse calórico realize o processo de termorregulação de forma mais eficiente.

Diante disso, fica claro que o sombreamento natural é a alternativa mais indicada para vacas leiteiras a pasto para lidar com o problema. Além de ser muito mais barato, é muito mais sustentável.

O bem-estar de seus animais deve ser prioridade contínua! Você estará colaborando para o sucesso do seu empreendimento rural e para a preservação ambiental!

Leia também:

Bem estar animal na pecuária – bezerros com problemas nas articulações

Bem estar animal – Mantenha uma pequena farmácia à disposição

Estresse Térmico! Cuidado: o calor pode acarretar perdas de 30% da produtividade das vacas de leite

Sair da versão mobile